Desenvolvimento Sustentável do Semiárido Brasileiro
A obra Desenvolvimento Sustentável do Semiárido Brasileiro resulta do esforço de pesquisadores de universidades, institutos de pesquisa e educação brasileiros no sentido de promover estratégias para a conservação da natureza e para o uso sustentável dos recursos naturais. Em função das suas peculiaridades geomorfológicas, climáticas, ecológicas e considerando o seu histórico de uso e ocupação humana, a região do semiárido nordestino concentra a maior parcela da população brasileira em situação de pobreza. Visto isso, faz-se necessário desenvolver estratégias para a superação dos entraves sociais, que busquem a utilização sustentável dos recursos que a região naturalmente oferece, levando inovação e tecnologias sustentáveis à população, permitindo o acesso à informação, gerando melhoria na qualidade de vida e o acesso à renda. Para tanto, nesta obra são apresentados trabalhos diversos desenvolvidos no intuito de promover o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida da população urbana e rural do semiárido brasileiro.
O primeiro trabalho busca compreender o comportamento de espécies vegetais submetidas à estresse salino, com vistas a compreensão dos aparatos fisiológicos das plantas para sobreviver às condições impostas pelos solos da região semiárida no Nordeste brasileiro. Outra estratégia foi analisar a suscetibilidade das plantas aos agentes patogênicos e como o hipoclorito, que é um produto de baixo custo e fácil acesso, pode auxiliar no sentido do controle de fitopatógenos nas sementes de angicobranco, uma planta nativa da Caatinga nordestina. Nesse sentido, é apresentado um estudo sobre antibiose do extrato de eucalipto em relação ao desenvolvimento de microrganismos que promovem a murcha bacteriana na cultura do tomate. Assim, a detecção de ativos naturais como o extrato de eucalipto no controle de fitopatógenos se apresenta como alternativa sustentável ambientalmente e economicamente para a região. O estudo sobre cultivares de girassol, que se apresenta adiante, tem por objetivo avaliar a adaptação ecológica da planta às altas temperaturas e à escassez hídrica característica da região. Os resultados foram satisfatórios, uma vez que a planta concluiu seu ciclo mais rapidamente que nas demais regiões do País, se apresentando como uma alternativa na geração de renda complementar para o pequeno produtor rural. Na sequência, tem-se o relato das experiências obtidas a partir do projeto “amigos da onça”, que visa a conservação dos mamíferos da Caatinga. A partir do monitoramento das populações de mamíferos, com destaque para a onça-pintada e a onça-parda, são desenvolvidas estratégias que auxiliam na promoção da conservação do ecossistema como um todo na região norte da Bahia. Por outro lado, o texto revela também a carência de estudos sobre os mamíferos da região e a grande demanda por investimentos em conservação da natureza nos ecossistemas do semiárido, em detrimento da fragmentação dos ecossistemas e da perda de hábitat que vem ocorrendo diuturnamente em virtude do uso e ocupação irregular das áreas naturais.
A obra finda comum trabalho em educação ambiental, no qual objetivou-se a construção de um jardim no espaço escolar com espécies nativas da Caatinga. O trabalho teve impacto positivo tanto com os alunos, contribuindo para a percepção de um ambiente com aspectos da natureza regional, como para a comunidade que passou a valorar aquele espaço como um lugar para a aprendizagem e para a conservação da flora nativa. Desse modo, a obra Desenvolvimento Sustentável do Semiárido Brasileiro espera integrar os conhecimentos científicos, apreendidos formalmente, com práticas sustentáveis, assim como despertar o senso crítico em relação à temática da conservação e do desenvolvimento dos ecossistemas e biomas brasileiros.
Boa leitura!
Karine Dalazoana
Desenvolvimento Sustentável do Semiárido Brasileiro
-
DOI: 10.22533/at.ed.007192511
-
ISBN: 978-85-72478-007
-
Palavras-chave: 1. Desenvolvimento sustentável. 2. Meio ambiente – Nordeste. 3. Sustentabilidade.
-
Ano: 2019
- Albiane Carvalho Dias
- Ana Rúbia Torres de Carvalho
- Analice Ferreira da Silva
- Camilla Santos Reis de Andrade da Silva
- Carlos Alberto Bucher
- Carolina Franco Esteves
- Cassia Pereira Coelho Bucher
- Cláudia Bueno de Campos
- Cláudia Sofia Guerreiro Martins
- Elisângela Maria do Nascimento Costa
- Erinaldo Gomes Pereira
- Everaldo Zonta
- Geovana Gomes de Sousa
- Gilvan José Campelo dos Santos
- José Gomes Chaves
- KEDMA MARIA SILVA PINTO
- Liliandra Barreto Emídeo Gomes
- Lorraine Cristina Henrique Almeida
- Magda Oliveira Mangabeira Feitoza
- Manlio Silvestre Fernandes
- Marília Gabriela Caldas Pinto
- Natali Dayse do Nascimento
- Natália dos Santos Ferreira
- Octávio Vioratti Telles de Moura
- Otavio Augusto Queiroz dos Santos
- RAQUEL MARIA DA SILVA
- Rosimary de Carvalho Gomes Moura
- Sebastiana Renata Vilela Azevedo
- WEMERSON SILVA DOS SANTOS
- Wesley Costa Ferreira
Artigos
- Estresse salino no crescimento inicial e metabolismo de nitrogênio em plantas de arroz (Oryza sativa L.)
- Experiências com mamíferos carnívoros na Caatinga
- ANTIBACTERIAL ACTIVITY OF THE AQUEOUS EXTRACT OF EUCALYPTUS (Eucaliptus grandis HILL) ABOUT IN VITRO DEVELOPMENT Ralstonia solanacearum
- Educação ambiental: circulando conhecimento no jardim caatingueiro da Escola Evangélica em Petrolina, PE
- ANÁLISE DE CULTIVARES DE GIRASSOL (Helianthusannuus L.) NO SEMIÁRIDO ALAGOANO: ASPECTO AGROSSOCIAL.
- TESTE DE SANIDADE DE SEMENTES DE Anadenanthera colubrina (VELL) (ANGICO BRANCO)