Desenvolvimento Conceitual de uma Técnica para Escavação de Microtúneis em Solo
Por centenas de milhares de anos a humanidade restringiu-se basicamente à ocupação bidimensional fazendo uso e explorando apenas a superfície. Entretanto, com o crescimento populacional, houve a necessidade de utilização da terceira dimensão tanto com a verticalização das edificações quanto com a exploração do espaço subterrâneo. Neste sentido a Engenharia de túneis oferece diferentes técnicas para escavações de microtúneis que atuam na execução de infraestruturas permitindo o desenvolvimento da sociedade moderna. Entretanto, em países em desenvolvimento, a infraestrutura é ainda relativamente precária.
O método comumente usado para execução de microtúneis em solo e trechos curtos baseia-se em escavações manuais. No entanto, caso não seja executado adequadamente, essas obras podem apresentar problemas de grave seriedade podendo ocasionar colapsos durante sua execução. Portanto, por um lado têm-se os problemas em obras mal executadas por métodos manuais e de outro lado elevados custos de aquisição de equipamentos mecanizados.
Este cenário apresentado gera um ambiente propício para inovação. Esta inovação pode ser dada através de um grau de mecanização da técnica de escavação manual no qual se deseja proporcionar segurança e redução no tempo de execução de uma forma simplificada sem gerar custos elevados com o intuito de apresentar à sociedade uma filosofia adequada à realidade do mercado nacional. Por meio de um método de desenvolvimento de produto chegou-se a uma nova técnica de escavação de microtúneis em solo. Esta se baseia no tracionamento de cabos para proporcionar o avanço de uma couraça metálica, eliminando a necessidade de um revestimento de alta robustez. Além disso, a técnica apresenta baixos níveis de recalque, custos e tempo de execução competitivos. Portanto, como resultado, obteve-se um grau de inovação no processo executivo de microtúneis através de um equipamento de escavação, com tecnologias simples e racionais no que diz respeito à forma, às forças de movimentação do sistema, à segurança e à qualidade global da obra.
Desenvolvimento Conceitual de uma Técnica para Escavação de Microtúneis em Solo
-
DOI: 10.22533/at.ed.197192803
-
ISBN: 978-85-7247-219-7
-
Palavras-chave: 1. Engenharia civil (Geotécnica).
-
Ano: 2019