Ebook - Desbravando morfologia e anatomia vegetal de forma lúdica Atena Editora

E-book

1. Morfologia. 2. Anatomia vegetal. I. Lemos, Jesus Rodrigues. II. Andrade, Ivan...

Livros
capa do ebook Desbravando morfologia e anatomia vegetal de forma lúdica

Desbravando morfologia e anatomia vegetal de forma lúdica

Publicado em 20 de julho de 2022.

Nos últimos tempos, a humanidade tem se deparado com situações extremas as quais conhecemos como desastres naturais. Um desastre é uma destruição social que pode afetar um indivíduo, uma comunidade ou um país. Um desastre natural, como o nome já diz, está vinculado à ocorrência de determinados fenômenos naturais. Fenômenos que podem ser de ordem climática, meteorológica, geológica, biológica e até astronômica, mas que por seu potencial podem causar desastres naturais como é o caso das Endemias e Pandemias. Por sua condição de país continental, a maioria dos agentes causadores dos desastres naturais que ocorrem no território brasileiro não podem ser evitados. No entanto, seus impactos podem ser reduzidos mediante adoção de ações preventivas não estruturais, como as de caráter educativo.

O planeta azul, nossa terra, a natureza, enfim, “nossa casa pede socorro”. Nos dois últimos anos, a humanidade tem enfrentado um de seus maiores desastres naturais, a pandemia do Covid-19 com todas as suas variantes e suas consequências para a saúde física, mental, econômica e de outras naturezas. Esta realidade tem provocado mudanças e novos comportamentos nas ações do cotidiano das pessoas. O mais radical dessas mudanças comportamentais foi o distanciamento social. Tudo isto, e outros fatores, induziram a comunidade científica a procurar estimular e fortalecer formas distintas de divulgação. Assim, o isolamento social, principalmente, tem proporcionado que a divulgação científica apareça em maior força nos meios de imprensa tradicional e nas redes sociais.

O comportamento de cientistas, de dirigentes governamentais e outros atores sociais mostram claramente quem informa e desinforma a população nos diferentes aspectos que precisam de análise e reflexão.

Assim, são necessárias ações efetivas no campo da formação dos futuros cidadãos, futuros dirigentes e administradores responsáveis pelas tomadas de decisões, educadores, profissionais de diversas áreas, guardiões do planeta azul, da nossa terra, da preservação da natureza, da “nossa casa”. Nós, educadores, o que temos feito? De que forma estamos contribuindo na melhoria da formação desses indivíduos, futuros cidadãos? De que forma estamos enfrentando as dificuldades do processo educativo em tempos de pandemia?

Qual (ais) a (s) forma (s) de fazer com que o ensino de Ciências, mesmo à distância, seja prazeroso? O que estamos fazendo para que os seres verdes que compõem a natureza sejam respeitados e valorizados como seres vivos, de fundamental importância no equilíbrio e na manutenção dos diferentes ecossistemas, para a preservação da vida na/da Terra?

Primeiro, é necessário conhecer os diferentes “seres verdes”, grupos vegetais, suas relações filogenéticas, suas estruturas (anatômicas e morfológicas), seu funcionamento (Fisiologia) e seus processos evolutivos, para que assim, com um olhar científico a cada dia, os futuros habitantes do planeta nos ajudem a preservar a vida na terra e a evitar ou interromper essa sequência de desastres que hoje abalam fortemente a humanidade.

O livro Desbravando Morfologia e Anatomia Vegetal de Forma Lúdica, no formato de e-book, chega ao público no momento certo, ainda no acontecer de uma pandemia, em que os recursos digitais para a divulgação das informações é a melhor forma de atingir o público e alcançar seus objetivos, compartilhar informações e fazer da aprendizagem de Botânica um momento prazeroso. 

Os autores, estudiosos e preocupados com o como fazer com que o ensino de Botânica seja ao mesmo tempo agradável e contagiante, nos presenteiam com este e-book, de 197 páginas de exercícios, com os conteúdos de Morfologia e Anatomia Vegetal, em forma de caça-palavras e de jogos lúdicos. É um trabalho árduo de pesquisa, uma garimpagem pela literatura, pela internet, procurando fontes, informações e atividades didáticas utilizadas que possam ser adaptadas para o ensino e a aprendizagem de Botânica. Este produto é resultado do trabalho conjunto de alunos de graduação do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Delta do Parnaíba-UFDPar, sob orientação, correção e supervisão dos professores Jesus Rodrigues Lemos, membro do Núcleo de Ensino de Botânica da Sociedade Botânica do Brasil e, Ivanilza Moreira de Andrade, ambos doutores em Botânica.

Este volume compõe-se de uma coletânea de atividades reunidas em dois capítulos.

Embora possam ser lidos de forma independente, organizam-se seguindo a mesma sequência, abordando, os tecidos vegetais e morfologia interna e externa de raiz, caule, folha, flor, fruto e semente.

O primeiro capitulo, sob o título ESTUDANDO MORFOLOGIA E ANATOMIA VEGETAL EM CAÇAS-PALAVRAS são apresentadas 47 lâminas de caça-palavras abordando os conteúdos de Tecidos vegetais (7), Morfologia da Raiz (9), Morfologia do caule (9), Morfologia e anatomia da folha (2), Morfologia interna e externa da flor (3), Reprodução das Angiospermas (3), Morfologia externa e interna do fruto (8) e Morfologia externa e interna da semente (6).

No capítulo dois, intitulado JOGOS DIDÁTICOS COM MORFOLOGIA E ANATOMIA VEGETAL, de forma muito dinâmica e lúdica são apresentados 15 jogos e diferentes formas de abordar as estruturas das plantas (raiz, caule, folha, flor, fruto e semente).

As atividades propostas podem ser utilizadas em sala de aula por professores do ensino médio, da graduação e até da pós-graduação como forma de verificar os conhecimentos prévios dos discentes e como mais uma forma de avaliar os conhecimentos discutidos em sala de aula. Temos aqui também um excelente material para a realização de cursos e minicursos e, ainda, por que não como um excelente passatempo, sempre procurando fazer da abordagem botânica um momento prazeroso?!

No final do livro, os autores disponibilizam os gabaritos dos caça-palavras e referências bibliográficas utilizadas e também úteis nas áreas de morfologia e anatomia vegetal, dando aos leitores a oportunidade de conferir suas respostas e verificar o grau de conhecimento acerca dos conteúdos aqui abordados.

Leitura obrigatória para professores e pesquisadores do ensino de Botânica, o livro é um convite para repensarmos a forma de ensinar Botânica. 

Deixo aqui um fraternal abraço e meus parabéns aos autores, com a certeza de que este será apenas um de uma sequência de livros como este.

Fevereiro, 2022

Profa. Dra. Guadalupe Edilma Licona de Macedo

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB

Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Formação de ProfessoresPPECFP

Membro do Núcleo de Ensino de Botânica da Sociedade Botânica do Brasil-SBB

Ler mais

Desbravando morfologia e anatomia vegetal de forma lúdica

  • DOI: 10.22533/at.ed.142220807

  • ISBN: 978-65-258-0314-2

  • Palavras-chave: 1. Morfologia. 2. Anatomia vegetal. I. Lemos, Jesus Rodrigues. II. Andrade, Ivanilza Moreira de. III. Título.

  • Ano: 2022

Fale conosco Whatsapp