Comunicação: Mídias, temporalidade e processos sociais 2
Publicado em 19 de outubro de 2021.
O livro “Comunicação: Mídias, temporalidade e processos sociais 2” é uma obra multidisciplinar que reúnes estudos científicos de pesquisadores de diversas partes do país e do exterior sob o eixo problematizador da mídia e de suas relações na sociedade. Ao todo dezessete capítulos estão reunidos neste segundo volume que consolida norteamentos presentes na primeira obra e ainda avança sobre temáticas novas que apontam para interdisciplinaridades ainda não exploradas.
A obra começa com um bloco de capítulos que dialogam diretamente com o fazer jornalístico como no caso do estudo sobre o gênero opinativo em revistas da área de saúde e também na fotografia jornalística como ferramenta para alunos ou mesmo no estudo sobre dispositivos móveis e construção da notícia. Percebemos neste primeiro bloco que embora o eixo norteador seja a visão jornalística, existe forte articulação com outras áreas como educação, política e cultura.
No segundo bloco de capítulos as pesquisas se abrem para outros campos da comunicação mantendo o perfil multidisciplinar da obra como pode ser visto nos estudos “Apontamentos sobre biopoder, biopolítica e biopotência na comunicação comunitária no ciberespaço”; “Ciberdemocracia e fake news: reflexões sobre o período eleitoral de 2018” e “O agro em tempos de pandemia: economia e saúde na textualização do político pela mídia”. Tais estudos se dão no campo comunicacional, mas é inegável a habilidade dos pesquisadores em dialogar com outras ciências produzindo estudos complexos e multifacetados.
No último bloco de textos aparecem aquelas pesquisas que dialogam de forma mais transversal e autônoma com as mídias, problematizando a partir de seus conhecimentos aspectos que perpassam pela relação com os meios. É possível nestes textos identificar abordagens a partir da sociologia, política, psicologia e filosofia. Tais abordagens não estão estanques, mas sim em movimento e influenciando na conceituação de fenômenos comunicacionais.
O objetivo central deste livro em seu segundo volume é ampliar ainda mais o diálogo multidisciplinar, o que pode ser verificado pela formação dos pesquisadores que perpassam por diversos campos do saber acadêmico e emprestam seus olhares a esta obra coletiva, escrita a muitas mãos, corações e mentes. A atualidade das discussões aponta para o momento em que vivemos que produz a inquietação do porvir e aguça o senso investigativo em busca de respostas que por sua dinâmica espiral produzem mais perguntas.
A imersão cibernética ocorreu de forma abrupta para muitos produzindo uma overdose de informações. Muitos estão cansados de lives, reuniões e eventos virtuais e do trabalho home-office, mas no novo normal estes processos sociais vieram para ficar. As plataformas digitais e o universo midiático que entraram definitivamente na vida das pessoas com o advento da pandemia da Covid-19, parece já causar menos estranhamento e começa a ser mais desvelado tanto pelos estudiosos quanto pelos usuários.
Desejamos que Comunicação: Mídias, temporalidade e processos sociais 2 seja motivadora para seus objetivos em busca fontes para pesquisas futuras ou boa leitura e entretenimento. Afinal nestes tempos de pós-verdade e fake news, o que importa é a informação confiável e bem fundamentada.
Prof. Dr. Miguel Rodrigues Netto
Comunicação: Mídias, temporalidade e processos sociais 2
-
DOI: 10.22533/at.ed.409211410
-
ISBN: 978-65-5983-540-9
-
Palavras-chave: 1. Comunicação. 2. Mídias. I. Rodrigues Netto, Miguel (Organizador). II. Título.
-
Ano: 2021
- Aline Choucair Vaz
- Ana Luísa Raposo
- Brunna Ingrid Pinheiro de Souza
- Cristinne Leus Tomé
- Débora Pereira Lucas Costa
- EDGAR ESQUIVEL SOLÍS
- EDRILENE BARBOSA LIMA JUSTI
- Eliana Eduardo Gomes da Silva
- Eliane Ribeiro Magalhães Fortes de Melo
- Elizabeth Carabali Donneys
- Flaubert Cirilo Jerônimo de Paiva
- Guilherme William Udo Santos
- Ismael García-Herrero
- Jadson Justi
- JAMSON JUSTI
- Kenzo Soares Seto
- Lohaynne Silva Gregório Perini
- Luiz Carlos Affonso
- Mafalda Eiró-Gomes
- Maria Ivete Trevisan Fossá
- Miguel Rodrigues Netto
- Milton Mauad de Carvalho Camera Filho
- Nádia Dolores Fernandes Biavati
- Nadya Maria Macedo Pereira
- Patrícia Franck Pichler
- TÂNIA REGINA EXPOSITO FERREIRA
- Tatiana Machado Boulhosa
- VICTOR ANTUNES DE SOUZA SERRÃO
Artigos
- IDOLS EM DRAMAS TELEVISIVOS CHINESES: CONTEXTO HISTÓRICO, POP E SUBVERSÃO POLÍTICA EM THE UNTAMED
- Ciberdemocracia e Fake News: Reflexões sobre o período eleitoral de 2018
- Fotografia jornalística como ferramenta para alunos com deficiência auditiva
- REDES SOCIAIS E COMUNIDADES DE PRÁTICA
- O AGRO EM TEMPOS DE PANDEMIA: ECONOMIA E SAÚDE NA TEXTUALIZAÇÃO DO POLÍTICO PELA MÍDIA
- COMUNICAÇÃO E CIDADANIA CORPORATIVA: A QUESTÃO DA SUSTENTABILIDADE
- Visualidade Algorítmica e Cartografia Cidadã da Pandemia Covid-19
- DISPOSITIVOS MÓVEIS E CONSTRUÇÃO DA NOTÍCIA: UMA ANÁLISE DIANTE DA PARTICIPAÇÃO DO REPÓRTER LAERTE CERQUEIRA NA COBERTURA DO ATENTADO TERRORISTA DE BARCELONA
- O PAPEL DA MÍDIA IMPRESSA NO PROCESSO DE CONFIGURAÇÃO DO ATOR DA ENUNCIAÇÃO, PARTICIPANTE DAS MANIFESTAÇÕES DE JUNHO DE 2013 NA CIDADE DE SÃO PAULO
- Comunicación y Nuevos Medios
- REPRESENTAÇÕES POLÍTICAS NO SUPLEMENTO INFANTIL GURILÂNDIA: DIREITOS HUMANOS, CIVIS, POLÍTICOS E SOCIAIS NO JORNAL ESTADO DE MINAS DOS ANOS DE 1956 A 1964
- APONTAMENTOS SOBRE BIOPODER, BIOPOLÍTICA E BIOPOTÊNCIA NA COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA NO CIBERESPAÇO
- MÍDIAS SOCIAIS E PROPAGANDA POLITICA Entre manipulaçâo e censura
- AS RELAÇÕES HUMANAS EM TEMPOS DE UMA NOVA ERA VIRTUAL
- EFEITOS DE SENTIDO SOBRE UMA PRÁTICA DISCRIMINADA: A CONSTRUÇÃO DE UMA MULHER MIGRANTE EM REPORTAGEM
- TRANSTORNO MENTAL E ESTEREÓTIPOS: a propagação pelos meios de comunicação
- CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO OPINATIVO NAS REVISTAS VEJA SAÚDE E VIVA SAÚDE