Cinturão Verde: Sustentabilidade e contribuição no setor de produção de aço
Publicado em 31 de março de 2022.
Os Cinturões Verdes, quebra-ventos ou windbreaks são considerados sistemas agroflorestais lineares de árvores e arbustos, dispostos em direção perpendicular aos ventos dominantes, que coadunam tecnologia, inovação e sustentabilidade em prol do meio ambiente.
Em regiões com incidência de ventos muito fortes e grande perda da umidade do solo, o Cinturão Verde pode contribuir para a manutenção dessa umidade e redução da temperatura, o que propicia condições favoráveis à biodiversidade, além de reduzir a erosão provocada pelo impacto da chuva no solo. Têm sido também utilizados, pelo setor industrial, como barreira de redução da velocidade dos ventos, para minimizar o potencial de arraste de partículas em pátios de estocagem de insumos. A escolha das espécies mais adequadas, quanto à adaptabilidade às condições edafoclimáticas locais, é o passo inicial para o sucesso de sua implantação.
Esta obra, intitulada Cinturão Verde: sustentabilidade e contribuição no setor de produção de aço, apresenta resultados de pesquisas realizadas com o intuito de identificar as espécies agronômicas e florestais para a composição de quebra-ventos, em ambiente industrial, na ArcelorMittal Tubarão. Para maior eficácia, foi realizado um estudo comparativo entre o desenvolvimento das plantas em ambiente industrial, diretamente influenciado pela ação antrópica, e em ambiente livre de ação antrópica, em condições naturais de Mata Atlântica.
Nos diferentes capítulos desta publicação, são apresentados os trabalhos de avaliação da capacidade das espécies em suportar as variações nas condições ambientais e sua adaptação à presença de materiais particulados, destacando-se as respostas ao manejo de solo e sua interferência nas características física e química; disponibilidade de nutrientes e recomendação de adubação; presença de matéria orgânica; monitoramento de metais pesados; respostas aos tratos culturais; análises dendrométricas, qualitativas e de sobrevivência; comportamento fisiológico, como também retenção de materiais particulados pelo dossel vegetativo.
Agradecemos aos autores pela contribuição para o sucesso desta obra.
Aureliano Nogueira da Costa – Incaper / Fundagres Inovar
Cinturão Verde: Sustentabilidade e contribuição no setor de produção de aço
-
DOI: 10.22533/at.ed.028223003
-
ISBN: 978-65-258-0002-8
-
Palavras-chave: 1. Reserva da Biosfera do Cinturão Verde (São Paulo, SP). 2. Aço. 3. Sustentabilidade. I. Costa, Aureliano Nogueira da (Organizador). II. Título.
-
Ano: 2022
- Adelaide de Fátima Santana da Costa
- Aureliano Nogueira da Costa
- Bernardo Enne Corrêa da Silva
- Cesar Junio de Oliveira Santana
- Charles Falk
- Diolina Moura Silva
- Fabio Favarato Nogueira
- Guilherme Corrêa Abreu
- Israel Marinho Pereira
- João Bosco Reis da Silva
- Letícia Pereira Rocha
- Luciana Corrêa Magalhães
- Marco Aurélio de Abreu Bortolini
- Maria da Penha Padovan
- Pedro Luís Pereira Teixeira de Carvalho
- Pedro Mazzocco Pereira
- Ramon Melo Gonçalves
- Reynaldo Campos Santana
- Roberta Cristina Cotta Duarte Conde
- Rogério Carvalho Guarçoni
- Thaís Araujo dos Santos
- Xismênia Soares Silva Gasparini
Artigos
- 1. ORIGEM E APLICAÇÃO DE QUEBRA-VENTOS
- 2. CINTURÃO VERDE DA ARCELORMITTAL TUBARÃO
- 3. ESTUDOS DE EFICIÊNCIA DE CONTROLE DO CINTURÃO VERDE
- 4. ESPÉCIES ARBÓREAS PARA INSTALAÇÃO DE QUEBRA-VENTOS
- 5. METODOLOGIA PARA DETERMINAÇÃO DA ADAPTAÇÃO DE ESPÉCIES AGRONÔMICAS E FLORESTAIS COMO QUEBRA-VENTOS EM AMBIENTES SIDERÚRGICOS
- 6. FERTILIDADE DE SOLOS DE CINTURÃO VERDE EM AMBIENTES INDUSTRIAIS
- 7. DIAGNOSE FOLIAR E NUTRIÇÃO DE ESPÉCIES AGROFLORESTAIS CONDUZIDAS EM CINTURÃO VERDE
- 8. AVALIAÇÕES DENDROMÉTRICAS DE ESPÉCIES AGROFLORESTAIS EM CINTURÃO VERDE
- 9. EFICIÊNCIA FOTOSSINTÉTICA DE ESPÉCIES AGROFLORESTAIS UTILIZADAS COMO CINTURÃO VERDE EM AMBIENTES SIDERÚRGICOS
- 10. RETENÇÃO DE MATERIAIS PARTICULADOS PELO CINTURÃO VERDE NOS PÁTIOS DE MINÉRIO E CARVÃO DA ARCELORMITTAL TUBARÃO ESTUDO DE CASO