Ebook - Carne suína brasileira: Uma abordagem seguraAtena Editora

E-book

1. Suínos. 2 Carne suína. 3. Doenças transmitidas por alimentos. 4. Verminoses....

Livros
capa do ebook Carne suína brasileira: Uma abordagem segura

Carne suína brasileira: Uma abordagem segura

Publicado em 24 de novembro de 2021.

O Brasil é reconhecidamente um país cuja suinocultura é realizada de forma racional, ocupando lugar de destaque internacional na produção de carne suína de ótima qualidade sanitária. Isto porque a produção de suínos no País está pautada na sustentabilidade, tendo como base o bem-estar animal, a preservação ambiental e a produção de alimentos e produtos sanitariamente seguros.

A carne suína é mundialmente muito apreciada, sendo a proteína animal mais consumida. Além de macia tem um sabor bastante agradável, sendo este o motivo de sua grande aceitação. Também atende a todas as recomendações quanto ao colesterol, às gorduras saturadas e calorias, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia e a Associação Americana do Coração (American Heart Association).

Apesar de estar presente na mesa de muitos brasileiros e ser bastante apreciada, desde que a cisticercose foi descrita pela primeira vez esta doença tem assombrado a humanidade. A manutenção do complexo teníase-cisticercose está ligada às más condições de higiene, ausência de saneamento básico, falta de água potável, ao desconhecimento da população sobre a doença, à contaminação do meio ambiente, fornecimento de água contaminada aos animais, irrigação de hortaliças com água contaminada e venda de carne com cisticercos. 

A teníase e a cisticercose são doenças que não fazem parte do Sistema de Informação de Agravos de Notificação, embora o Ministério da Saúde recomende a notificação compulsória. Há, portanto, a necessidade de esclarecer a população acerca da criação do suíno, sobre a qualidade nutricional da carne e sobre essas enfermidades, além de desmistificar a ideia de o suíno é um animal sujo e que transmite a cisticercose ao homem.

Através da popularização da informação podem-se desenvolver estratégias para evitar estas zoonoses, despertando no consumidor a conscientização para a aquisição de produtos de origem animal com inspeção sanitária. Por ser de grande importância no contexto da saúde pública o complexo teníase-cisticercose deveria ser inserido nos programas dessa natureza e nos de educação em saúde, uma vez que as consequências dessa parasitose na saúde da população economicamente ativa são significativas e que envolve tratamento de alto custo.

Assim, é extremamente importante que estas informações sobre o complexo teníase-cisticercose e, consequentemente, a prevenção da neurocisticercose (forma mais severa e de alta taxa de prevalência dessa síndrome), cheguem à zona rural e urbana por meio dos Agentes Comunitários de Saúde que atuam como multiplicadores destas informações, prestando a devida orientação à população.

Aconselha-se fazer uso desta publicação com prudência não devendo esta ser a única fonte de consulta, porém mais um auxiliador para aqueles que desejam conhecer a produção de suínos e vislumbram na prática da extensão rural uma forma de promover a saúde pública.

Enfim, o objetivo desta publicação é fornecer subsídios para uma abordagem educativa na prevenção do complexo teníase-cisticercose, direcionada especialmente a produtores rurais, agentes comunitários de saúde e de endemias, a profissionais das Ciências Agrárias e público em geral.

A abordagem foi do tema feita em linguagem simples a partir da ação extensionista “Educação como meio de prevenir zoonoses” ministrada a Agentes Comunitários de Saúde de vários municípios do estado de Pernambuco.

Mônica Calixto Ribeiro de Holanda

Ler mais

Carne suína brasileira: Uma abordagem segura

  • DOI: 10.22533/at.ed.083212211

  • ISBN: 978-65-5983-708-3

  • Palavras-chave: 1. Suínos. 2 Carne suína. 3. Doenças transmitidas por alimentos. 4. Verminoses. 5. Zoonoses. I. Holanda, Mônica Calixto Ribeiro de. II. Holanda, Marco Aurélio Carneiro de. III. Holanda, Gabriela Calixto Ribeiro de. IV. Título.

  • Ano: 2021

Fale conosco Whatsapp