Barreiras da cabotagem brasileira: uma análise bibliográfica
Publicado dia 02 de outubro de 2024.
O transporte de carga por cabotagem é uma atividade instigante e salutar para a economia do país. Quanto maior o volume de carga transportado por cabotagem, menor será o número de caminhões trafegando pelas rodovias brasileiras, o que contribui para mitigar a degradação ambiental ao longo das rodovias, reduzir os congestionamentos e alavancar a segurança viária. Em termos econômicos, contribui para a redução do custo Brasil, a partir da diminuição do custo do frete, um dos itens mais oneroso do composto logístico.
Investir na ampliação da capacidade instalada da indústria da cabotagem se traduz em benefícios econômicos, sociais e de segurança viária. E tal investimento passa, necessariamente, pela identificação e análise das barreiras que afetam diretamente este modo de transporte.
A presente obra é o resultado de uma pesquisa voltada para identificar e analisar as principais barreiras que contribuem negativamente para o desenvolvimento sustentável da cabotagem brasileira, barreiras estas relacionadas com os seguintes aspectos: infraestrutura portuária, burocracia, legislação, custos e baixa oferta de navios.
Ao longo dos últimos anos, o transporte de carga por cabotagem no Brasil vem crescendo a passos largos, mas em ritmo bem inferior ao desejado. Esperase que esta obra contribua, de alguma forma, para a alavancagem da cabotagem brasileira e para uma utilização mais expressiva deste modal.
Barreiras da cabotagem brasileira: uma análise bibliográfica
-
DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.022242709
-
ISBN: 978-65-258-2802-2
-
Palavras-chave: 1. Transporte por cabotagem. I. Silveira Jr., Aldery (Organizador). II. Pereira, Felipe Frutuoso (Organizador). III. Título.
-
Ano: 2024
-
Número de páginas: 128