Assistência de enfermagem ao paciente oncológico: complicações pós quimioterapia
Publicado em 11 de abril de 2024.
O câncer é o maior problema de saúde pública do mundo, com importante impacto epidemiológico, social e econômico. Segundo dados do INCA são estimados para o triênio de 2023 a 2025, no Brasil, 704 mil novos casos de câncer. A quimioterapia ainda é um dos tratamentos mais utilizados para neoplasias, porém seus efeitos colaterais interferem na continuidade da assistência e também na qualidade de vida do paciente.
Conhecer as toxicidades provenientes da quimioterapia é essencial para direcionar a assistência, tornando-a mais individual e humanizada. A enfermagem tem importante papel nisso, levantando dados estatísticos e identificando precocemente os sinais de toxicidade.
Diante disso, este livro surge com o intuito de expandir o conhecimento acerca das complicações provenientes da quimioterapia, possibilitando intervenção precoce e tratamento adequado. Para isso, foi estruturado em dois capítulos: Incidência e impactos da neutropenia febril em pacientes com tumores hematológicos hospitalizados; e Monitoramento e avaliação da toxicidade hematológica relacionada à quimioterapia em pacientes com câncer colorretal.
Indubitavelmente, esse é um tema muito extenso, mas esperamos possibilitar debates para aprimorar a qualidade da assistência de saúde, com um olhar mais holístico e atento as necessidades de cada paciente.
Débora Cristina Aleixo Lara
Assistência de enfermagem ao paciente oncológico: complicações pós quimioterapia
-
DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.352241004
-
ISBN: 978-65-258-2435-2
-
Palavras-chave: 1. Câncer - Tratamento. 2. Oncologia. 3. Quimioterapia. 4. Saúde pública. I. Lara, Débora Cristina Aleixo. II. Guedes, Jéssica dos Santos. III. Nascimento, Davi da Silva. IV. Título.
-
Ano: 2024
-
Número de páginas: 42