Arquitetura e urbanismo: Cultura, tecnologia e impacto socioambiental
Publicado em 30 de agosto de 2023.
O livro “Arquitetura e Urbanismo: cultura, tecnologia e impacto socioambiental”, da Atena Editora, apresenta a leitoras e leitores um conjunto de sete artigos de temas variados.
Neles são abordados assuntos que transitam da reutilização do patrimônio modernista, passando por análise de conforto ambiental e técnicas construtivas tradicionais às discussões mais atualizadas na literatura sobre a cidade contemporânea, como Landscape Urbanism, agricultura urbana e a relação intrínseca entre a cidade e as características do território e região que ocupa.
Também é digno de nota a diversidade de origem do grupo de autores dos textos que compõem este volume. Autores e autoras do Peru, México e Brasil apontam a relevância internacional do conteúdo deste livro. Mesmo para os textos assinados por autores e autoras do Brasil, a diversidade regional de origem é considerável: Maranhão, Pará, Bahia, Rio Grande do Sul e São Paulo.
As convergências temáticas, por sua vez, são notáveis e podemos destacá-las a partir do subtítulo deste livro. Todos os textos, em algum ponto, tangenciam cultura, tecnologia e impacto socioambiental. Afinal, separamos essas dimensões da ação humana para tratá-las de modo mais preciso e assistido possível, mas, definitivamente, não há não interferência, não coexistência e não sintonia entre elas.
A antiga separação entre homem e o meio ambiente, entre cidade e campo, entre a cultura e a natureza, já superada, precisa ser difundida amplamente e assimilada o quanto antes. Esta separação impôs à humanidade a agenda do domínio de uma sobre a outra. Tal separação, ainda estrategicamente mantida em alguns setores das sociedades, anunciam um desfecho desigual para as consequências econômicas, sociais e ambientais dos desequilíbrios historicamente fabricados.
Quem sofre e sofrerá se essa ilusão persistir e dissuadir da compreensão e ação os povos e nações, no médio prazo, serão, mais uma vez, os mais pobres e vulneráveis, do ponto de vista humano, e do agravamento, de difícil reversão, do desequilíbrio ecossistêmico, do ponto de vista ambiental. No longo prazo, todo o planeta Terra e os seres que nele habitam sofrerão suas consequências.
Este livro apresenta os impasses deste panorama atual. Minha interpretação sobre seu conjunto se dá em duas frentes. A primeira, denuncia o imperativo de interromper o fluxo do relógio rumo ao fim do mundo, para parafrasear a bela síntese de Noam Chomsky. Isso nos impele a pausar definitivamente o fluxo do avanço predador do homem sobre o meio ambiente e da exploração desmesurada do trabalho. A segunda, por sua vez, está na imensa tarefa legada por séculos de exploração a nós, contemporâneos, de recuperar, mitigar e corrigir as dramáticas interferências que fizemos no ecossistema ao qual pertencemos; e, por fim, reinventar uma maneira de viver e conviver em sociedade e com o meio que nos circunda.
Mas, voltando à separação inicial entre cultura, tecnologia e impactos socioambientais, é no âmbito cultural que esta consciência se perfaz e se difunde. Este livro, de certo modo, procura interferir nesta dimensão e trazer luz à consciência sobre estes temas. Afinal, somos seres antropobiotécnicos!
Por isso, estimo às leitoras e leitores uma excelente apreciação.
Pedro Henrique Máximo Pereira
Arquitetura e urbanismo: Cultura, tecnologia e impacto socioambiental
-
DOI: 10.22533/at.ed.460233008
-
ISBN: 978-65-258-1746-0
-
Palavras-chave: 1. Arquitetura. 2. Urbanismo. I. Pereira, Pedro Henrique Máximo (Organizador). II. Título.
-
Ano: 2023
-
Número de páginas: 126
- Alberto Cedeño Valdiviezo
- Carmen Eliza Zela Pacori
- CAROLINA CARVALLO PINTO
- Cassandra Coradin
- Enrique Gualberto Parillo Sosa
- Gladys Marleny Auquitias Condori
- Illich Xavier Talavera Salas
- Ingrid Braga
- INGRID GOMES BRAGA
- Izabel Nascimento
- Jose Oscar Huanca Frías
- José Oscar Huanca Frias
- Julio Rumualdo Gallegos Ramos
- Luciane de Souza Oliveira Valentim
- Luis Henrique Fusel
- Nestor Bolivar Espinoza
- Pablo A. Torres Lima
- Pedro Galvão de França Novaes
- Rafael Augusto Valentim da Cruz Magdalena
- RICARDO FERNANDES CARVALHO
- Rodolfo Humberto Ramírez León
- Virginia Guadalupe Pacompia Flores
- Vitaliano Enriquez Mamani
- Wílder Álvarez Cisneros
Artigos
- O CANTEIRO EXPERIMENTAL COMO PRÁTICA ACADÊMICA PARA VALORIZAÇÃO DAS TÉCNICAS CONSTRUTIVAS TRADICIONAIS
- Dos visiones actuales sobre el paisaje
- Identificação da eficiência de dispositivos de combate de alagamentos através de mapeamentos
- DESEMPENHO TÉRMICO DE UM FORRO COMPOSTO POR GESSO E FIBRA DE SISAL PARA USO EM RESIDÊNCIAS DE INTERESSE SOCIAL
- FORMACIÓN CIUDADANA Y CUIDADO AMBIENTAL, DESDE LA CONSTRUCCIÓN DE SECADOR SOLAR EN CONTEXTO RURURBANO, EN CHIAPAS, MÉXICO
- A VALORIZAÇÃO DO MODERNISMO NA REARQUITETURA: NOTAS SOBRE UMA EXPERIÊNCIA
- AUDITORÍA DE LA EVALUACIÓN AMBIENTAL PARA LA PRESERVACIÓN DEL MEDIO AMBIENTE EN LAS COMPAÑÍAS MINERAS DE LA REGIÓN PUNO