Ebook - Arquitetura e urbanismo: Construção e modelagem do ambienteAtena Editora

E-book

1. Arquitetura. 2. Urbanismo. I. Pereira, Pedro Henrique Máximo (Organizador). I...

Livros
capa do ebook Arquitetura e urbanismo: Construção e modelagem do ambiente

Arquitetura e urbanismo: Construção e modelagem do ambiente

Publicado em 23 de janeiro de 2023.

Este livro da Atena Editora, intitulado "Arquitetura e Urbanismo: construção e modelagem do ambiente" apresenta a leitoras e leitores um conjunto de quatro capítulos. Há uma profunda relação temática entre eles: o espaço público e a esfera pública. Embora apresentem casos distintos e reflexões teóricas de fontes diferentes, há consonâncias consideráveis: há preocupações com os aspectos construtivo-materiais, bem como suas apropriações e usos. Uma síntese sobre eles, portanto, se faz necessária para melhor compreensão.
O primeiro capítulo, de Júlia Solér Marconi, “A cidade delas”, aborda as relações da mulher com a cidade. A ênfase está centrada no processo de construção de sua participação na esfera pública por parte dos movimentos feministas e sua interface com o espaço urbano. Com base nesta reflexão, a autora aponta a necessidade da representação das mulheres na organização social e participação popular, bem como defende uma abordagem de gênero na constituição do urbanismo enquanto campo, disciplina e profissão. 
O segundo capítulo, de Jasmine Andrade Sanz, “A morfologia da Praça São Salvador em Campos dos Goytacazes (RJ): os aspectos visíveis e invisíveis de sua transformação histórica”, reconstitui os aspectos morfológicos da Praça São Salvador. A estratégia adotada pela autora se encontra na noção de “camadas temporais” que foram identificadas por meio de registros históricos, como fotografias, documentos e acervo bibliográfico.
O terceiro capítulo, de Maria Isabel Imbronito, tem por título “Espaço Público: indicadores de qualidade na Praça da Liberdade e Rua Galvão Bueno, São Paulo”. Trata-se de uma pesquisa aplicada sobre a qualidade do espaço urbano no qual, a partir dos recortes espaciais estabelecidos, investigou-se os parâmetros desenvolvidos por Ewing e Bartholomew para aferi-la. A autora, assim, faz uma reflexão crítica sobre o espaço analisado e sobre este procedimento analítico.
O quarto capítulo, por fim, dos autores Adilson João Tomé Manuel e Luis Octavio de Faria e Silva, busca aprofundar a compreensão de dois bairros precários evidenciados no título: “Itaim Paulista em São Paulo e Cazenga em Luanda, uma Observação Comparada”. O trabalho procura evidenciar e destacar caraterísticas nestes bairros que apresentem pistas sobre suas estruturas comunitárias, bem como sua relação com o território.
Dignos de nota, estes textos atualizam reflexões, debates, métodos e conceitos de autores de referência consagrados. 
Assim, estimo, a leitoras e leitores, uma excelente experiência!

Pedro Henrique Máximo Pereira

Ler mais
Fale conosco Whatsapp