Ebook - Análise do Comportamento de um Solo na Presença do Esgoto Doméstico - Estudo de CasoAtena Editora

E-book

1. Ciência do solo. 2. Esgoto. 3. Solos.

Livros
capa do ebook Análise do Comportamento de um Solo na Presença do Esgoto Doméstico - Estudo de Caso

Análise do Comportamento de um Solo na Presença do Esgoto Doméstico - Estudo de Caso

A fonte de contaminação oriunda do esgoto domésticos para o solo e consequetemente para as águas subterrâneas é uma realidade atual. No Brasil, o sistema de tratamento primário do esgoto através de tanque sépticos com filtro anaeróbio e vala de infiltração atende uma grande parcela da população brasileira. Os Elementos químicos (inorgânicos) como o Nitrato (NO3) e o Nitrito (NO2) presentes no esgoto domésticos são umas das grandes fontes contaminantes para o meio ambiente atavés da infiltração no solo. Baseado na Resolução nº 357, de 17 de março de 2005 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) se faz necessário atender aos parâmetros da normativa para destinar as águas ao meio ambiente. Os estudos geotécnico na área da vala de infiltração caracterizou o solo como areia-argila (SUCS) e com uma Permeabilidade na ordem de 10-6 cm/s, ou seja, conforme literatura considerado impermeável. Os ensaios a partir da amostra piloto físico-química do esgoto dectaram que as concentrações de Nitrato e Nitrito estão acima da normativa do Conama.

Com as sondagem a percussão obteve-se o nível hidrostático do lençol freático com variação entre -3,00 metros a -5 metros , tanto na estação chuvosa e na estação seca. A partir das informações coletadas in loco e em laboratório, calculou-se a velocidade média linear pelo transporte de advecção do contaminante e apurou-se que o maior alcance da pluma contaminate é de 53,43 cm em 10 anos, ou seja, uma baixa velocidade de percolação do contaminante para o solo. Como também, para o tratamento das concentrações de Nitrato/ Nitrito estas são atenuadas pelo processo de desnitrificação e também pelo próprio consumo dos vegetais pelo seu sistema radicular que consome o Nitrato do Meio.

Outra sugestão proposta no artigo é o pós-tratamento com barreiras reativas de carvão ativado a fim de diminuir as concentrações de amônia (NH3) a qual no meio porosos transforma-se em Nitrato, e consequentemente trazendo ainda mais benefícios ao meio ambiente. A fim de realizar a estimativa de risco ambiental utilizouse a metodologia PEIR. O estudo demonstra que existe um risco ambiental mas a tipologia do Solo, o nível hidrostático, a permeabilidade do solo, e a velocidade da pluma contaminante faz com que o impacto ambiental seja mitigado. PALAVRAS-CHAVE: Nitratos/Nitritos. Permeabilidade.meio ambiente e PEIR.

Ler mais

Análise do Comportamento de um Solo na Presença do Esgoto Doméstico - Estudo de Caso

  • DOI: 10.22533/at.ed.501102008

  • ISBN: 978-85-7247-550-1

  • Palavras-chave: 1. Ciência do solo. 2. Esgoto. 3. Solos.

  • Ano: 2019

Fale conosco Whatsapp