A Psicologia com Foco nas Múltiplas Práticas em Saúde Mental
Este volume tem em seu bojo as múltiplas faces da atuação da Psicologia e suas contribuições para as práticas de saúde mental.
Na contemporaneidade, os transtornos alimentares e dismórficos andam paripassu com os comportamentos em torno do culto ao corpo em dimensões que podem ser consideradas epidêmicas. Independente de gênero e faixa etária, tais transtornos requerem a devida atenção para uma significativa parte da população que está envolvida com processos de sofrimento mental relacionados aos citados transtornos.
O envelhecimento populacional também não pode ser descartado das cogitações em saúde mental devido a esse conhecido processo que tem dimensões mundiais. Estabelecer discussões sobre métodos e recursos para promover a qualidade de vida da faixa etária da terceira idade é uma proposta sempre positiva em uma publicação de temas psicológicos.
Em se considerando a questão da medicalização e seus efeitos (des) subjetivantes, permanecem indagações sobre as quais a Psicologia e a Medicina precisam ampliar o diálogo para que não se perca a dimensão da tradição humanística da primeira na compreensão do que se constitui o “ser” humano. Nesse sentido, a Fenomenologia, aqui, comparece para mostrar que o tratamento dos distúrbios mentais não pode relegar a segundo plano uma interpretação mais substantiva desse “ser”.
Em conjunto com a reflexão fenomenológica, no que tange ao contexto da Reforma Psiquiátrica, a discussão sobre a condição do louco custodiado na instituição psiquiátrica permanece atual. Sabe-se que essa reforma ainda está sob um pêndulo de indecisões nas políticas públicas de saúde no Brasil que não podem ser escamoteadas.
A contribuição da pesquisa quantitativa em torno da epilepsia em dois trabalhos aqui publicados aponta para a pesquisa neuropsicológica, a qual vem enriquecendo o conhecimento do funcionamento humano e seus distúrbios. Os métodos estatísticos presentes neste volume, afirmam a perspectiva objetiva que a Psicologia propõe no avanço dos estudos em saúde mental.
Finalmente, observe-se que a saúde mental das gestantes também é contemplada ao se discutir a importância do Pré-Natal Psicológico como forma de evitar problemas no puerpério e no pós-parto. Sabe-se que distúrbios importantes impactam durante a gestação e logo ao nascimento da criança por se tratar de um momento por demais significativo para a mulher. Prover uma discussão sobre os resultados de ações e programas de assistência à gestante é relevante para a Psicologia.
Com esse quadro amplo de contribuições da Psicologia sobre os diversos ângulos da saúde mental, desejamos ao leitor o máximo de aproveitamento dos textos aqui disponibilizados.
Rui Maia Diamantino
A Psicologia com Foco nas Múltiplas Práticas em Saúde Mental
-
DOI: 10.22533/at.ed.844201902
-
ISBN: 978-85-7247-984-4
-
Palavras-chave: 1. Psicologia – Pesquisa – Brasil. 2. Saúde mental. I. Diamantino, Rui Maia.
-
Ano: 2020
- André Gordilho Joaquim de Carvalho
- André Pimenta de Melo
- Andressa Aparecida Garces Gamarra Salem
- Bruno Bauer Saracino
- Bruno Ferrari Emerich
- Cláudia Regina de Oliveira Vaz Torres
- DALVINA SIQUEIRA COSTA
- DANIELA APARECIDA ARAUJO FERNANDES
- Denise Soares Melo
- Ellen Cristina Ricci
- Juliana Maria Santos Parente Almeida de Carvalho
- Kalina Galvão Cavalcante de Araújo
- Karina Kelly Borges
- Karoline Pereira dos Reis
- Kelvyn José Gomes Paulino
- Larissa dos Santos Aleixo
- Mariana Lisbôa Almeida
- Marina Cury Tonoli
- michelle dos santos campos
- Nadja Pinho dos Santos
- Perolaine Paz Tenório Cavalcanti
- Raffaella Mercedes da Silva Sousa
- Raissa Bonfim Silveira
- Raissa Rabelo Marques Rebouças
- Rayanne Gabriela Alves Rosa Silva de Arruda
- Roberta Carvalho Romagnoli
- Rosana Onocko-Campos
- RUI MAIA DIAMANTINO
- Samira Maria Fiorotto
- Úrsula Emanuela Araújo Barbosa
Artigos
- ESPELHO, ESPELHO MEU... A INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS SOCIAIS NO DESENCADEAMENTO DE TRANSTORNOS ALIMENTARES E DISMÓRFICOS
- A subjetivação e a medicalização no acompanhamento socioeducativo
- SAÚDE MENTAL DA GESTANTE: PRÉ-NATAL PSICOLÓGICO E SUAS FUNCIONALIDADES
- RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO OBRIGATÓRIO NO CURSO DE PSICOLOGIA EM UM PROJETO INSTITUCIONAL DE INCLUSÃO DA PESSOA IDOSA
- CARACTERIZAÇÃO DE AMOSTRA E PERFIL NEUROPSICOLÓGICO DE PACIENTES COM EPILEPSIA FÁRMACO-RESISTENTE.
- TESTE DOS CINCO DÍGITOS E TESTE DE TRILHAS NA AVALIAÇÃO DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS DE PACIENTES COM DIAGNÓSTICO DE EPILEPSIA.
- Fenomenologia e Saúde Mental: um apelo ao resgate da experiência do sujeito em sofrimento psíquico.
- ATIVAMENTE - PROGRAMA DE ESTIMULAÇÃO COGNITIVA NO TRABALHO COM IDOSOS EM SAÚDE MENTAL.
- A escuta do psicótico homicida numa perspectiva psicanalítica: o sujeito do ato prevalece sobre o ato do sujeito