A lousa digital interativa: Oportunidades e desafios para a inovação pedagógica no ensino público em Aracaju
Publicado em 10 de janeiro de 2022.
Neste livro são apresentadas as potencialidades das Lousas Digitais Interativas (LDI) instaladas em escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de Aracaju (RPMEA). O autor apresenta análises de uma pesquisa que teve como objetivo pesquisar o processo de utilização dessa Tecnologia Digital de Informação e Comunicação pelos profissionais do magistério nas escolas do Ensino Fundamental integrantes da rede municipal pública do referido município.
O estudo foi baseado no levantamento das características técnico-operacionais da Lousa Digital Interativa, modelos Epson BrightLink® 450/455Wi, como ferramenta de apoio aos processos de ensino e aprendizagem na sala de aula. A pesquisa foi realizada com a metodologia exploratório-explicativa, de abordagem qualitativa, baseada em fontes documentais e de campo levantadas na sede da Secretaria Municipal de Educação de Aracaju/SE (SEMED) e em sete escolas da RPMEA. Para tanto, foram utilizadas técnicas de coleta sistemática de dados através de observações, análises comparativas, registros textuais e fotográficos das condições de instalação da LDI e das redes de suporte técnico e da infraestrutura correspondentes, bem como de entrevistas semiestruturadas com profissionais lotados na administração, no suporte técnico-pedagógico da SEMED e nas unidades escolares da RPMEA.
Desta maneira, as análises das informações produzidas na pesquisa foram construídas à medida que as fontes revelavam condicionantes para responder aos objetivos da pesquisa. Considerou-se, neste sentido, que as variáveis que dificultam os objetivos de operacionalização da LDI e de introdução da cultura das mídias digitais e da apropriação da cultura digital na RPMEA são resultantes das contradições entre as aspirações políticopedagógicas do planejamento do ensino da SEMED, os requisitos disponibilizados para a infraestrutura e o suporte técnico nas escolas municipais de ensino fundamental (EMEF) e a superficialidade sociotécnica e cultural do programa de formação dos profissionais do magistério.
Para dar conta dos objetivos e análises da pesquisa, o autor se envereda por campos transversais de conhecimentos e caminha entre o estudo da genealogia da sala de aula como ambiente social de significados do processo de educação, passando pela significação e pela interdependência entre os campos cultura e educação, apresentando a transição da cultura de massas para a cultura das mídias digitais até a cultura digital e demonstrando que esses fenômenos implicam na formação de diferentes subjetividades dos aprendizes e desafiam o modelo padronizado da educação escolar prussiana, para identificar e analisar quais são as variáveis que dificultam e que contribuem para o desuso da LDI nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental da RPMEA investigadas desde março de 2012 a meados de 2018.
Consequentemente, os resultados produzidos nesta pesquisa de cunho acadêmico lançam luz sobre a problemática do uso das tecnologias digitais para mediar o processo ensino-aprendizagem, confirmando as dificuldades de origem profissional advinda da formação incipiente dos professores quanto àquelas resultantes da insuficiência do modelo pedagógico. Assim, convidamos o leitor e a leitora a conhecerem de perto este fenômeno que se traduz em uma das premissas para que consigamos desenvolver uma educação atual e que seja eficaz na formação do cidadão na contemporaneidade.
A lousa digital interativa: Oportunidades e desafios para a inovação pedagógica no ensino público em Aracaju
-
DOI: 10.22533/at.ed.812220601
-
ISBN: 978-65-5983-581-2
-
Palavras-chave: 1. Tecnologia educacional. 2. Lousa digital interativa. 3. Oportunidades. 4. Desafios. 5. Ensino público - Aracaju/SE. I. Pereira, Max Augusto Franco. II. Schneider, Henrique Nou. III. Título.
-
Ano: 2022