
A Amazônia do futuro e o futuro da Amazônia: a economia verde é a nossa bala de prata?
Publicado em 28 de fevereiro de 2025.
Considerando-se a atual conjuntura, esta obra tem o propósito de discutir o promissor modelo econômico do século XXI, ora denominado Economia Verde, no contexto amazônico, a partir do modelo proposto para o estado do Amazonas, que servirá de farol para os demais estados amazônicos.
No cenário mundial, cabe à Amazônia o peso de ser um ativo ambiental de valor imensurável para a humanidade e parte da solução para frear o aquecimento global, uma vez que a cobertura florestal absorve dióxido de carbono (CO₂) da atmosfera e o armazena em sua biomassa. Portanto, preservar a floresta em pé é fundamental para a luta contra o aquecimento e regulação do clima ao nível global.
Contudo, somos realistas em observar que se trata de um cenário complexo e singular onde temos “cinco amazônias”. Portanto, os desafios amazônicos são condizentes com a própria grandeza regional, mas é aqui nesta imensidão que está a solução para frear o aquecimento global e implementar um processo de transformação baseado no esverdeamento da economia uma vez que a “Amazônia é o elemento mais importante da Economia Verde”.
O Brasil só poderá se transformar no motor de crescimento verde se priorizar a Amazônia e as pessoas e conseguir zerar o desmatamento. Lembrando que é na Amazônia que se encontra o maior potencial de bioeconomia do país e dez por cento da biodiversidade do mundo.
Retomando a nossa indagação: a Economia Verde é a nossa Bala de Prata? Considerando-se que a Economia Verde constitui um modelo econômico resultante em melhoria do bem-estar da humanidade e igualdade social ao mesmo tempo, em que contribui para reduzir os riscos ambientais e a escassez ecológica, cabe a nós vislumbrá-la no contexto amazônico como oportunidade de corrigir as distorções do modelo de desenvolvimento regional aqui implementado e que produziu desigualdade, concentração de renda, riqueza, pobreza, violência, vulnerabilidade e degradação ambiental.
Para tanto, a Economia Verde só pode ser a nossa “Bala de Prata” se tivermos a oportunidade de mudar a realidade social e econômica da Amazônia e dos amazônidas que constituem elementos fundamentais para a conservação da floresta e que precisam de melhores condições de vida, além de valorização do conhecimento tradicional e redução das vulnerabilidades socioeconômicas regionais.
Profa. Dra. Michele Lins Aracaty e Silva
A Amazônia do futuro e o futuro da Amazônia: a economia verde é a nossa bala de prata?
DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.685252702
ISBN: 978-65-258-3268-5
Palavras-chave: 1. Amazônia. I. Silva, Michele Lins Aracaty e. II. Título.
Ano: 2025
Número de páginas: 181