Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros

NEUROCIÊNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM DESAFIO CONTEMPORÂNEO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

O presente texto é resultado da Pesquisa realizada no Programa de

Pós-Graduação em Educação e Diversidade (PPED), pela Universidade do

Estado da Bahia (UNEB) e financiada pela FAPESB, intitulada “A Neurociência

na pesquisa da prática docente: intervenções nas aprendizagens dos

estudantes”, a qual investigou as contribuições da neurociência para o

planejamento de intervenções docente em classes de alunos do 3º ano em

defasagem idade/série. A abordagem da nossa pesquisa está ancorada nas

contribuições da neurociência, numa dimensão para além dos aspectos

biologizantes, haja vista que nos processos de aprendizagem aportam aspectos

biológicos, cognitivos, psicológicos, culturais e subjetivos complexos. Nosso

estudo investigativo foi definido como pesquisa-ação colaborativa.

Apresentamos neste artigo os resultados do levantamento de dados realizado

com o grupo de colaboradoras formado por 06 professoras do Ensino

Fundamental I da sede da cidade de Remanso, a partir da aplicação do

questionário estruturado com aplicação mediada como dispositivo de pesquisa.

As questões propostas neste instrumento apontavam para uma discussão sobre

o estudo e as contribuições da neurociência para a educação. A partir dos dados

deste dispositivo foi possível mapear o nível de contato/conhecimento que as

respondentes tinham sobre a área de estudo da neurociência. As colaboradoras

foram unânimes em considerar que a neurociência pode contribuir no

planejamento de intervenções no processo de aprendizagem das crianças

repetentes com defasagem idade/série. Sem dúvida que a neurociências ao

fazer descobertas significativas acerca de como o cérebro funciona, pode

colaborar para que questões relativas ao ensino e à aprendizagem sejam melhor

entendidas.

Ler mais

NEUROCIÊNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM DESAFIO CONTEMPORÂNEO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

  • DOI: Atena

  • Palavras-chave: Formação docente, Neurociência, Aprendizagem, Fracasso escolar.

  • Keywords: Atena

  • Abstract:

    Atena 

  • Número de páginas: 15

  • Aline Araújo e Silva Liberato
  • Ana Lúcia Gomes da Silva
  • Fernanda Antoniolo Hammes de Carvalhos
  • Bruno
Fale conoscoWhatsapp