NEUROCIÊNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM DESAFIO CONTEMPORÂNEO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
O presente texto é resultado da Pesquisa realizada no Programa de
Pós-Graduação em Educação e Diversidade (PPED), pela Universidade do
Estado da Bahia (UNEB) e financiada pela FAPESB, intitulada “A Neurociência
na pesquisa da prática docente: intervenções nas aprendizagens dos
estudantes”, a qual investigou as contribuições da neurociência para o
planejamento de intervenções docente em classes de alunos do 3º ano em
defasagem idade/série. A abordagem da nossa pesquisa está ancorada nas
contribuições da neurociência, numa dimensão para além dos aspectos
biologizantes, haja vista que nos processos de aprendizagem aportam aspectos
biológicos, cognitivos, psicológicos, culturais e subjetivos complexos. Nosso
estudo investigativo foi definido como pesquisa-ação colaborativa.
Apresentamos neste artigo os resultados do levantamento de dados realizado
com o grupo de colaboradoras formado por 06 professoras do Ensino
Fundamental I da sede da cidade de Remanso, a partir da aplicação do
questionário estruturado com aplicação mediada como dispositivo de pesquisa.
As questões propostas neste instrumento apontavam para uma discussão sobre
o estudo e as contribuições da neurociência para a educação. A partir dos dados
deste dispositivo foi possível mapear o nível de contato/conhecimento que as
respondentes tinham sobre a área de estudo da neurociência. As colaboradoras
foram unânimes em considerar que a neurociência pode contribuir no
planejamento de intervenções no processo de aprendizagem das crianças
repetentes com defasagem idade/série. Sem dúvida que a neurociências ao
fazer descobertas significativas acerca de como o cérebro funciona, pode
colaborar para que questões relativas ao ensino e à aprendizagem sejam melhor
entendidas.
NEUROCIÊNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM DESAFIO CONTEMPORÂNEO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI: Atena
Palavras-chave: Formação docente, Neurociência, Aprendizagem, Fracasso escolar.
Keywords: Atena
Abstract:
Atena
Número de páginas: 15
- Aline Araújo e Silva Liberato
- Ana Lúcia Gomes da Silva
- Fernanda Antoniolo Hammes de Carvalhos
- Bruno