Produto - Pelados x Peludos: O Massacre dos XucrosAtena Editora
Livros
Livros

CÓD. 978-85-69578-00-0

Pelados x Peludos: O Massacre dos Xucros

R$ 49,00

EM ESTOQUE.

Pelados x Peludos: O Massacre dos Xucros, analisa a história da Guerra Sertaneja na região do Contestado (1912-1916), uma insurreição camponesa gerada pelas injustiças sociais reinantes na época. Explorados pelos estrangeiros e esquecidos pelas autoridades, os sertanejos rebelaram-se contra a ordem econômica, social e política que os sufocava. Perderam e foram massacrados.
A imprensa da época, as autoridades, os relatos dos militares e mesmo, tempos depois, estudiosos do tema referiram-se aos sertanejos como fanáticos ou bandidos. Mas a “verdade” histórica é sempre um ponto de vista: quase sempre o ponto de vista do vencedor, daquele que conseguiu se sobrepor ao outro para fazer com que sua versão fosse considerada a mais legítima entre outras tantas versões. As “paixões” – escancaradas ou sutis – permeiam as fontes e para chegar-se a um grão de “verdade” é preciso garimpar: cabe, ao historiador, a difícil tarefa de tentar conciliar os extremos, de tentar firmar um compromisso com a “verdade dos fatos”, de buscar nas fontes seus elementos comuns e contradições para poder montar o quebra-cabeças que possa ser o mais próximo possível da “verdade”.
Por que tantas pessoas o seguiram o monge José Maria? Por “fanatismo”, “banditismo”? Ou por ousarem sonhar com uma ordem social mais justa? O que efetivamente desejavam aquelas pessoas? Quais eram as crenças dos sertanejos? Por que o movimento radicalizou-se? São inúmeros os questionamentos: essa obra procura dar os subsídios para que o leitor trabalhe na elaboração de suas próprias respostas.
Agradeço o privilégio de recomendar a plenos pulmões tal leitura, que é viva e eficaz ao horizontalizar o entendimento dos nebulosos
momentos de construção de uma sociedade que precisa conhecer o passado para aí sim, viver um futuro melhor, promotor de uma igualdade social que seja menos falaciosa e bem mais concreta. A sociedade brasileira precisa se ver literalmente à luz do que produziu, sobretudo para não mais se equivocar à sombra de vaidades inúteis no poder.

Marlus Humberto Geronasso
Professor, radialista e apresentador de televisão.


  • Largura: 17 cm

  • Comprimento: 23 cm

  • Tipo de Papel (Miolo): Offset

  • Tipo de Papel (Capa): Cartão Triplex Brilho

  • Gramatura (Miolo): 70g/m²

  • Gramatura (Capa): 250g/m²

  • Cores do Miolo: 1x1

  • Orelha e Marcador: Não

  • Tipo de Acabamento: Fresado Pur

  • Número de Páginas: 264

Fale conosco Whatsapp