CÓD. 978-65-5983-191-3
Novas possibilidades de fazer ciência: a iniciação científica em tempos de pandemia em Manaus
R$ 43,95
Informamos que a venda de nossos livros opera no sistema de impressão sob demanda. Isso significa que cada exemplar é impresso após a compra. Favor adicionar ao tempo do frete o prazo de 7 dias para impressão e envio.
Em meio às turbulentas ondas que assolam a cidade de Manaus na pandemia de covid-19 me encontro fazendo o prefácio de um livro. Sim, foi nessa maré agitada que levou muitos barcos ao naufrágio, que recebi o convite, surpresa, mas aceitei com alegria e entusiasmo porque estou envolta nesse barco de levar o departamento de ensino e pesquisa e é nesse encontro que me vejo remando junto.
Em poucos minutos passou o filme da minha vida acadêmica e profissional em minha cabeça, e ao mesmo tempo veio a questão: é possível fazer ciência, produzir serviço e gerir pessoas, sobretudo nesse período onde tantas mudanças no contexto da transformação ocorrem, chamado de o novo normal pós-pandemia. Entretanto, ao escrevê-lo. Pensei: “Como devo proceder para escrever um prefácio?”. Então deixei fluir impulsionada pela emoção consciente.
A Fundação Hospital Adriano Jorge ao logo de sua trajetória exerce um papel fundamental no ensino, pesquisa e inovação, na formação e capacitação de recursos humanos e, na geração de conhecimento viabilizando a melhoria na assistência em saúde, o que nos permite por outro lado, ter resultados de pesquisas cientificas de jovens e futuros cientistas orientados por pesquisadores renomados na área de saúde, por meio do Programa de Iniciação cientifica – PAIC-FHAJ.
A pesquisa não é algo que se faz da noite para o dia e produzí-la é ainda mais desafiador. A pandemia do Coronavírus trouxe uma realidade bastante diferente, muitas limitações e novas dificuldades, o que nos levou a reinvenção.
Para tanto, fazer ciência é um processo complexo que envolve pesquisadores, acadêmicos, infraestrutura e muitas outras questões para um bom funcionamento e resultados, sobretudo quando estamos envolvidos duplamente como gestores e pesquisadores. Muitas vezes é preciso recomeçar, buscar novas
metodologias, olhar os caminhos por outro viés e alcançar resultados.
E esse novo olhar passou também pela produção científica que mesmo diante das complicações, a Fundação, buscou alternativas para manter a assistência à saúde e a pesquisa, ativas e em perfeita operação, ligada à realidade e atenta aos acontecimentos produzidos.
A dimensão do esforço para chegar a este resultado – o de oferecer contribuições a partir da experiência vivenciada no cotidiano do trabalho – está consolidada no conhecimento e experiência contida nessa obra “NOVAS POSSIBILIDADES DE FAZER CIÊNCIA: A INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM TEMPOS DE PANDEMIA EM MANAUS”.
Portanto, é uma forma madura de celebrar o êxito das atividades realizadas pelo Programa de Iniciação Cientifica – PAIC/FHAJ que possibilitou o uso e metodologias ativas para a sua reinvenção nas atividades do novo normal, durante e pós-pandemia mantendo a missão de Ser Hospital Público que atua na Assistência, Ensino e Pesquisa de forma interativa, interdisciplinar e qualificada, contribuindo
para melhoria dos níveis de saúde da população para o desenvolvimento integrado da região amazônica. Pare uns minutos, quem sabe embalado em rede e venha navegar nas ondas da ciência e pesquisa em meio ao banzeiro que a pandemia provocou nos últimos 15 meses na cidade de Manaus e conhecer um pouco do que é produzido nesta fundação em meio ao caos.
Rosângela Fernandes Bentes
Chefe de Departamento de Ensino e Pesquisa /FHAJ
-
Nome: Ana Carla da Silva Lima
-
Largura: 16 cm
-
Comprimento: 22 cm
-
Tipo de Papel (Miolo): Offset
-
Tipo de Papel (Capa): Cartão Triplex Brilho
-
Gramatura (Miolo): 70g/m²
-
Gramatura (Capa): 250g/m²
-
Cores do Miolo: 1x1
-
Orelha e Marcador: Sim
-
Tipo de Acabamento: Fresado Pur
-
Número de Páginas: 112