Ebook - HEDGE ACCOUNTING (IFRS 7), nível de evidenciação por empresas abertas brasileiras - Instrumentos financeiros/derivadosAtena Editora

E-book

1. Finanças empresariais. 2. Contabilidade. 3. Divulgação contábil. 4. Hedge acc...

Livros
capa do ebook HEDGE ACCOUNTING (IFRS 7), nível de evidenciação por empresas abertas brasileiras - Instrumentos financeiros/derivados

HEDGE ACCOUNTING (IFRS 7), nível de evidenciação por empresas abertas brasileiras - Instrumentos financeiros/derivados

Publicado em 22 de abril de 2024.


“Plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro: três coisas que toda pessoa deve fazer durante a vida” (José Marti, poeta cubano).
O autor, mestre e doutor em várias áreas das ciências sociais, está finalizando a tarefa com a dedicação e competência profissional que são seus apanágios. A satisfação do dever cumprido completa-se ao divulgar um trabalho cuja qualidade e natureza podem contribuir para o desenvolvimento socioeconômico por meio do aprimoramento da informação contábil.
O trabalho hora apresentado tem o rigor científico de uma dissertação de mestrado apresentada na Universidade Presbiteriana Mackenzie, e seu tema foi aprovado e apresentado em numerosos eventos e publicações científicas, fato
que o credenciam como uma obra importante para diversas comunidades sociais como acadêmicos, profissionais das áreas de contabilidade, administração e finanças, e órgãos governamentais, de auditagem e fiscalização, entre outras.
Esta obra analisa o nível de divulgação dos instrumentos financeiros das empresas brasileiras, não financeiras, e verifica sua aderência às normas do CPC 40 das International Finacial Reporting Standards (IFRS 7).
A pesquisa científica realizada comprovou minuciosamente por meio de metodologia estatística que o nível de aderência das empresas está comprometedoramente aquém do prescrito pelas normas, com poucas exceções. Esta conclusão pode servir de base, entre outras finalidades, para orientar políticas públicas ou, como no caso, evldenciar falha ou omissão no cumprimento de preceitos do IFRS 7.
Situações recentes de falhas no processo de auditagem, como no caso das “Lojas Americanas”, são evidências de falhas nos registros e evidenciação contábeis. Falhas dessa natureza podem ser responsáveis por grandes prejuízos para a sociedade, o que implica, necessariamente, na sua correção.
Cumprimento o autor que teve a coragem de abordar um tema relevante e espinhoso, alcançando resultados que confirmam falhas no processo de auditagem. Tais falhas revelam a necessidade de que o trabalho de auditagem seja realizado por profissionais competentes e independentes.
Faço votos que o texto chegue às instâncias processuais devidas e, que seu entendimento, colabore para minimizar ou corrigir as possíveis falhas na aderência da evidenciação contábil aos padrões internacionais das IFRS 7.

Prof. Dr. Luiz Carlos Jacob Perera
Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo;
Pós-Doutor pela Université Pierre Mendès France, Grenoble, France.

Ler mais

HEDGE ACCOUNTING (IFRS 7), nível de evidenciação por empresas abertas brasileiras - Instrumentos financeiros/derivados

  • DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.130242204

  • ISBN: 978-65-258-2413-0

  • Palavras-chave: 1. Finanças empresariais. 2. Contabilidade. 3. Divulgação contábil. 4. Hedge accounting (IFRS 7/CPC 40). I. Turra, Francisco José. II. Título.

  • Ano: 2024

  • Número de páginas: 108

Fale conosco Whatsapp