Por que o conceito de ciência aberta é tão importante?
Já foi muito comum pensar o conhecimento científico como algo restrito, com acesso apenas de um certo grupo, mas hoje compreende-se muito mais o conceito de ciência aberta, que visa a difusão desse conhecimento de forma mais democrática, a fim de servir como base de novas produções e descobertas. A Atena Editora apoia e contribui para isso.
A ciência aberta é uma consequência da expansão da internet e seu processo de massificação, além de ser uma das manifestações do movimento de livre acesso à informação. Ela é fundamental para atingirmos a socialização da ciência, tornando-a acessível. Dessa forma é possível conectar pesquisadores e demais atores que tenham os mesmos interesses, promovendo mais transparência e ética nesta área.
Sua importância se dá, principalmente, por tratar-se de um movimento político, que quer incentivar o compartilhamento colaborativo do conhecimento científico, contribuindo de forma justa para o avanço do conhecimento científico entre toda a população. Neste sentido, podemos definir três preceitos: a disponibilização aberta de dados, análises, resultados e outros visando maior reprodução; agilidade na disseminação e transparência.
A Atena é uma editora open access e possui um extenso catálogo com todas as suas publicações disponibilizadas online, de fácil acesso em nosso site. Desta forma, contribuímos ativamente com o conceito de ciência aberta e contra a privatização de descobertas, já que qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo, pode ter acesso ao conhecimento científico por meio da nossa editoração.