Objetividade na comunicação - Atena Editora

Blog

Objetividade na comunicação

Livros
Objetividade na comunicação

Objetividade na comunicação

O primeiro passo para uma comunicação textual eficaz é ter claro qual é o perfil do seu público, ou seja, saber com quem você vai falar, para quem você vai escrever. É claro que nem sempre é possível saber exatamente quem vai ler o seu trabalho acadêmico, mas se você tiver algumas informações fundamentais, como idade, grau de escolaridade, sexo, região de residência, área de atuação, já é possível escrever um texto condizente com os seus leitores.
Uma coisa é escrever, por exemplo, sobre desenvolvimento de games para desenvolvedores profissionais, outra coisa é escrever para jogadores que entendem pouco ou nada de desenvolvimento de softwares. E escrever para leigos, que não desenvolvem e nem jogam videogames, é um desafio ainda maior, que requer didatismo por parte do autor, sem que se incorra à superficialidade.
A sua linguagem deve se adaptar ao seu público, caso contrário, a sua mensagem / informação pode não ser claramente compreendida, o que certamente compromete a comunicação. E isso vale para tudo, não só para a produção acadêmica.
Para isso, é fundamental que você tenha claro em mente o que deseja comunicar. Afinal, se você não sabe ao certo o que deseja informar ou expressar, provavelmente o seu interlocutor também não receberá uma mensagem nítida e objetiva!
A dica foi útil? Curta e compartilhe!
Profa Dra Antonella Carvalho de Oliveira
Editora Chefe da Atena Editora

Compartilhe nas redes sociais
Fale conosco Whatsapp