Mapas mentais: Como construir?
Os mapas mentais são excelentes alternativas de organização pessoal. Eles contribuem para melhorar a produtividade nos estudos, no trabalho ou para a administração de compromissos na rotina. O objetivo é deixar nossa mente mais ordenada, para que nenhuma informação ou obrigação acabe passando batida em meio a outros compromissos do cotidiano.
Ele deve ser confeccionado partindo de um tema central, que vai se ramificando em vários subtemas. O mapa também pode ser feito à mão ou através de programas e aplicativos digitais. Devem ser utilizadas diferentes cores e elementos visuais, de conceitos facilmente identificáveis.
As ideias precisam ser compactadas em palavras-chave, por isso é necessário ter ou adquirir a capacidade de resumir os conceitos. Quando desenvolvido seguindo todas essas sugestões, o mapa instiga o cérebro a desenvolver todas as habilidades para interpretar imagens, cores, palavras, números, conceitos lógicos e percepção espacial de forma eficiente e simples.
São amplas possibilidades de aplicação, nos estudos, por exemplo, ajudam na organização de leituras, preparação de aulas, anotações, apresentações, revisões e na capacidade de memorizar um conteúdo. Na vida social, colabora com a definição de prioridades, administração de projetos, planejamento de atividades cotidianas e de lazer, lembrança de datas, nomes de pessoas e lugares.
Seja criativo, crie o seu próprio modelo, com esse método completamente intuitivo. Entenda o que funciona para você e invista nisso. Crie organogramas diferentes para temas ou objetivos diferentes, ou mantenha o mesmo modelo se isso for o mais prático para o seu sistema de aprendizagem pessoal. Tenha um propósito e o siga.