Dicas para elaborar um bom currículo acadêmico para seleção de mestrado e doutorado
Que o Currículo Lattes é a principal ferramenta de apresentação de um pesquisador, isso não é novidade. Mas hoje queremos trazer algumas dicas importantes que podem auxiliar você no processo de seleção de mestrado ou doutorado.
Antes de mais nada é essencial lembrar que cada processo seletivo conta com suas etapas próprias. Mas, a etapa de análise curricular segue sendo uma das principais ferramentas, principalmente quando consideramos processos que envolvem participantes de diferentes estados e regiões.
A padronização do Currículo Lattes veio justamente para isso: gerar um padrão de informações, para que essa avaliação de histórico siga uma mesma base de dados.
Com seu Currículo Lattes você deve buscar:
1 - Comprovar sua experiência acadêmica;
2 - Apresentar-se como um pesquisador com uma trajetória acadêmica já sólida;
3 - Conectar seu currículo com o de demais pesquisadores, que possam reforçar a sua base científica enquanto referências na área.
E se você é um acadêmico de graduação, que já está pensando em seguir carreira acadêmica, não tenha medo de ter um currículo ainda "pequeno". É natural que, ao longo dos anos, você consiga ir incrementando com novos projetos.
Mas para atualizar o seu Lattes, veja alguns exemplos de conteúdos que você já pode adicionar ao seu currículo:
1 - Participação em artigos, e não somente os materiais em que é autor;
2 - Os projetos que participou durante a graduação;
3 - Possíveis premiações que tenha conquistado nesses projetos.
E claro, não se esqueça de verificar e atualizar suas informações pessoais! Mantenha sempre seu e-mail e contato atualizados, para que não perca oportunidades.
Gostou das dicas? Compartilhe este conteúdo do blog em suas redes sociais!