Compra de livros aumentou durante a pandemia no Brasil
Sim, tudo indica que estamos lendo mais. Com o período de isolamento social, os brasileiros parecem ter optado por uma fuga da realidade, nas páginas dos livros. A venda desses produtos aumentou consideravelmente entre março de 2020 e março de 2021. Segundo dados do Painel do Varejo de Livro, divulgados pelo Sindicato Nacional de Editores de Livros (Snel) o número foi 38,38% maior em número de exemplares e 28,46% maior em faturamento.
O escapismo nos livros fica ainda mais claro quando notamos que a maior parte desses livros vendidos, 41,4%, foram do gênero ficção. Entre os campeões de venda estão A Revolução dos Bichos e 1984, de George Orwell, e O Conto da Aia, de Margaret Atwood.
Seguindo o mesmo exemplo, a série de livros que inspirou a série Bridgerton, também subiu no ranking entre os mais vendidos após o sucesso na tv. Mas claro, além dos ficcionais, livros de autoajuda, que discutem questões raciais, de feminismo e gênero, também ganharam mais leitores durante a pandemia.
Bom, que o apreço pela leitura permaneça cada vez mais vivo em nosso país, mesmo após o fim do isolamento social. E que esses números sejam cada vez mais positivos dentro da sociedade.