VALIDAÇÃO SEMÂNTICA E AFERIÇÃO DE CHEKCLIST DE IDENTIFICAÇÃO DE RISCO LINGUAGEM INFANTIL POR TRÊS EDUCADORES DA INFÂNCIA”
A linguagem, como traço distinto para o bem-estar do indivíduo, é um indicador revelador da evolução infantil, pelo que um checklist de rastreio se faz imperioso à identificação precoce das alterações de linguagem. O estudo visa a validação semântica por educadores de infância de três checklist com os marcos do desenvolvimento de linguagem típico, para pré-escolares de 3 a 5 anos. Os participantes foram três educadores de infância de escolas privadas da cidade de São Paulo que têm atuado com estes grupos etários em jardins da infância. O instrumento é constituído por checklists com subsistemas linguísticos que foram analisados e preenchidos pelos educadores a partir do conhecimento e experiência de suas práticas pedagógicas sobre o desenvolvimento de linguagem e que permitem a identificação de riscos em linguagem infantil. Os resultados constituíram um primeiro passo no sentido de identificar riscos de alerta, informar e fomentar a saúde da linguagem da criança e contribuir como um rastreador dos marcadores típicos. Os checklists abrangem indicadores para garantir a identificação precoce de riscos de alteração da linguagem e, assim, proporcionar vigilância na saúde do desenvolvimento da comunicação. A validação dos checklists potencializou novos conhecimentos e subsídios que auxiliaram nos modos de promoção da saúde e de prevenção de perturbações de comunicação e para qualificar o desenvolvimento da linguagem infantil.
VALIDAÇÃO SEMÂNTICA E AFERIÇÃO DE CHEKCLIST DE IDENTIFICAÇÃO DE RISCO LINGUAGEM INFANTIL POR TRÊS EDUCADORES DA INFÂNCIA”
-
DOI: 10.22533/at.ed.75923310510
-
Palavras-chave: linguagem, educadores, identificação, checklists
-
Keywords: language, educators, identification, checklists
-
Abstract:
Language, as a distinct trait for the individual's well-being, is a revealing indicator of child development, so a screening checklist is imperative for the early identification of language disorders. The study aims to validate semantically three checklists with typical language development milestones for pre-schoolers of 3 to 5 years. The participants were three kindergarten teachers from private schools in São Paulo town who have been working with these age groups of kindergartens. The instrument consisted of checklists with linguistic subsystems that were analysed and filled in by the educators based on their knowledge and experience from their pedagogical practices about language development and that allow the identification of children's language risks. The results constituted a first step towards identifying warning risks, informing and promoting children's language health and contributing as a tracker of typical markers. The checklists cover indicators to ensure the early identification of language alteration risks and, thus, provide health surveillance of the communication development. The validated checklists potentiated new knowledge and contributions that provide new ways of health promotion and prevention of communication disorders and qualify the development of children's language.
- Aliaska Aguiar
- Graça Simões de carvalho
- Simone Lopes Herrera