USO MEDICINAL DA CANNABIS: DISCUSSÕES E DESAFIOS SOBRE SUA REGULAMENTAÇÃO NO BRASIL
Neste artigo temos como objetivo mapear e discutir os diferentes discursos acerca do uso medicinal da Cannabis e seus desafios para a regulamentação no Brasil. Para o desenvolvimento desta pesquisa foi realizado levantamento bibliográfico da atual produção acadêmica e dos documentos de órgãos reguladores em saúde pública no país, no intuito de identificarmos o modo como o tema tem sido debatido no cenário nacional. O método que utilizamos foi de abordagem qualitativa e se caracteriza como documental e bibliográfico. Para a análise dos dados foram escolhidos vinte artigos que apresentaram argumentos favoráveis à regulamentação do uso medicinal da Cannabis no Brasil, porém alguns desses artigos mostraram posicionamento ambíguo pontuando também as dificuldades e fragilidades da liberação deste tipo de uso no campo social e econômico. Estes argumentos ao serem analisados pela perspectiva da análise do discurso nos permitem afirmar que a discussão sobre o uso medicinal da Cannabis fundamenta-se nos seguintes tópicos: nos potenciais terapêuticos do uso da Cannabis para o tratamento de determinadas doenças; nos impactos da regulamentação na sociedade e na economia e nos aspectos farmacológicos que envolvem o uso, tais como o vício e a ‘fármaco dependência’. Os resultados evidenciaram pontos positivos e negativos nos argumentos de diferentes pesquisadores em relação ao uso da Cannabis medicinal no Brasil e demonstraram a necessidade de mais estudos, para uma análise mais consistente e precisa em relação a este uso específico e seus impactos, pois ainda há dificuldade na realização de pesquisas mais prolongadas e seguras, devido às questões legais.
USO MEDICINAL DA CANNABIS: DISCUSSÕES E DESAFIOS SOBRE SUA REGULAMENTAÇÃO NO BRASIL
-
DOI: 10.22533/at.ed.89320170713
-
Palavras-chave: Cannabis. Uso medicinal. Regulamentação. Brasil.
-
Keywords: Cannabis. Medicinal use. Regulation. Brazil.
-
Abstract:
Neste referido trabalho, investigamos a compreensão a respeito da descriminalização da cannabis no Brasil.
Levantando diversos tópicos, dentre eles; atual discussão no Brasil, projetos de leis, abordagem da mídia, consequências em outros países com enfoque nas discussões e desafio para sua regulamentação no Brasil, pautado no uso medicinal.
Sobre o uso medicinal da Cannabis fundamenta-se nos seguintes tópicos: nos processos legais e nos aspectos farmacológicos que envolvem o uso, tais como o vício e a ‘fármaco dependência’.
Explicitar os possíveis impactos que a descriminalização da maconha acarretaria em diversos setores da sociedade.
Mapear e discutir os diferentes discursos acerca do uso medicinal da Cannabis e seus desafios para a regulamentação no Brasil.
-
Número de páginas: 33
- THIAGO ANDRE PEDROZO DOHMS
- CARLOS AUGUSTO VILLANOVA FERREIRA
- GABRIELA MARIA CARVALHO RODRIGUES