Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook TENDA DO CONTO: UMA PRÁTICA DIALÓGICA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE DA PESSOA IDOSA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

TENDA DO CONTO: UMA PRÁTICA DIALÓGICA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE DA PESSOA IDOSA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Este relato de experiência tem por objetivo descrever a implantação da Tenda do Conto como prática dialógica para a promoção da saúde da pessoa idosa em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no interior do Rio Grande do Norte. Estudo de abordagem qualitativa e natureza descritiva desenvolvido mediante a experiência da inserção da metodologia da Tenda do Conto enquanto estratégia de reorientação das práticas de educação em saúde no cuidado da pessoa idosa. A inserção da Tenda do Conto proporcionou uma mudança nas práticas de educação em saúde na UBS em que o grupo se reunia. Como alternativa às práticas educativas verticais que não surtiam adesão dos idosos às atividades, a Tenda do Conto reunia mensalmente um grupo de 11 idosos e idosas em um espaço decorado com objetos antigos e uma cadeira de balanço em destaque. Os objetos trazidos pelos participantes também faziam parte da decoração e no momento de sentar à cadeira, o idoso poderia pegar seu objeto e contar sua história. Dentre as características que fazem esta experiência exitosa destacam-se: a horizontalidade na relação profissional-usuário, a busca da preservação da autonomia dos participantes, a não utilização de discursos estereotipados sobre o envelhecimento, o fortalecimento de vínculos, o protagonismo dos idosos e a produção de saúde considerando as experiências de vida dos participantes. Conclui-se que a difusão de espaços como este é necessária para a efetivação das diretrizes da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa.

Ler mais

TENDA DO CONTO: UMA PRÁTICA DIALÓGICA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE DA PESSOA IDOSA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

  • Palavras-chave: Educação em Saúde. Promoção da Saúde. Envelhecimento. Atenção Primária à Saúde.

  • Keywords: Health Education. Health Promotion. Aging. Primary Health Care.

  • Abstract:

     This experience report aims to describe the implementation of the Tenda do Conto as a dialogical practice for the health promotion of the elderly in a Basic Health Unit in the interior of Rio Grande do Norte. Qualitative approach and descriptive study developed through the experience of inserting the Tenda do Conto methodology as a strategy for reorienting health education practices in the care of the elderly. The insertion of the Tenda do Conto led to a change in health education practices at the Basic Health Unit where the group met. As an alternative to educational practices, the Tenda do Conto gathered monthly a group of 11 senior citizens in a space decorated with antique objects and a chair highlighted. The objects brought by the participants were also part of the decoration and at the time of sitting in the chair, the elderly could take his object and tell his story. Among the characteristics that make this successful experience stand out: the horizontality in the professional-user relationship, the search for the preservation of the participants autonomy, the non-use of stereotyped discourses about aging, the strengthening of bonds, the protagonism of the elderly and the health production considering the participants life experiences. It is concluded that the diffusion of spaces like this is necessary for the implementation of the guidelines of the National Health Policy for the Elderly.

  • Número de páginas: 2

  • Lavínia Mabel Viana Lopes
  • Dimitri Taurino Guedes
  • Helouíse Thainá da SIlva Macêdo
Fale conosco Whatsapp