Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook Quarentena e home office sem pijama: cognição do vestuário e o poder das roupas sobre a autoimagem e a produtividade

Quarentena e home office sem pijama: cognição do vestuário e o poder das roupas sobre a autoimagem e a produtividade

O objetivo deste estudo é depreender como o vestuário pode representar a essência pessoal e influenciar a imagem e as atitudes do indivíduo para si mesmo e para aqueles com quem se relaciona. Para fins metodológicos, realizou-se um relato de experiência e um questionário, este que contou com 60 respondentes que confirmaram a relevância do vestuário para a satisfação e a produtividade pessoais. A pesquisa demonstrou que a pandemia desorganizou as rotinas daqueles que passaram a realizar atividades profissionais no lar; em vista disso, os posts da “Quarentena Sem Pijama” despertaram o interesse dos que se familiarizaram com a proposta do resgate de um vestuário congruente com a imagem e o estilo de cada um. Por fim, visando à adaptação do vestuário e de práticas profissionais diante do isolamento social, recomendou-se um guarda-roupa adequado a essa rotina e um espaço voltado às atividades em home office.

Ler mais

Quarentena e home office sem pijama: cognição do vestuário e o poder das roupas sobre a autoimagem e a produtividade

  • DOI: 10.22533/at.ed.4522202055

  • Palavras-chave: Consultoria de imagem e estilo; cognição do vestuário; guarda-roupa-cápsula; home office; pandemia

  • Keywords: Image and style consultancy; enclothed cognition; capsule wardrobe; home office; pandemics

  • Abstract:

    This study aims to comprehend how clothing may represent a personal essence and influence an individual’s image and attitudes towards himself and others. For methodological purposes, an experience report and a questionnaire were carried out, including 60 respondents who confirmed the relevance of clothing for personal satisfaction and productivity. The study demonstrated that this pandemic disorganized the routines of those who started to conduct professional activities from their homes; in view of this, the posts from “Quarantine Without Pajamas” aroused the interest of those who became familiar with the proposed rescue of a wardrobe that is congruent with their image and style. Finally, aiming an adaptation of clothing and previous professional practices in face of social isolation, it was recommended an adequate wardrobe to this routine and a space designed for home office activities.

  • Número de páginas: 26

  • Leila Rabello de Oliveira
  • Sintya de Paula Jorge Motta
Fale conosco Whatsapp