Projeto Bem-Me-Quer: beneficência frente ao mecanicismo dos serviços de saúde, de 2007 a 2020
Fundado em 2007, por iniciativa do Centro Acadêmico do curso de Medicina da Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD, o Projeto Bem-Me-Quer (BMQ) tem como carro-chefe a promoção à saúde por meio de ações artístico-culturais voluntárias que proporcionem bem-estar biopsicossocial a seus atendidos.
Contando atualmente com 77 voluntários, o Projeto Bem-Me-Quer atua em três instituições da cidade de Dourados-MS, sendo elas o Hospital Universitário da UFGD, o Lar de Crianças Santa Rita e o Lar de Idosos através dos núcleos da música, contação de histórias de clown.
Ao longo deste resumo, serão abordados brevemente a trajetória de criação do Projeto, desde o início de seu projeto-piloto até sua consolidação como Liga Acadêmica, a justificativa de sua instituição dentro do cenário da formação médica e os impactos gerados no corpo voluntário e na população assistida.
Projeto Bem-Me-Quer: beneficência frente ao mecanicismo dos serviços de saúde, de 2007 a 2020
-
DOI: 10.22533/at.ed.80120271019
-
Palavras-chave: voluntariado, humanização, assistência à saúde
-
Keywords: volunteering, humanization, healthcare
-
Abstract:
Founded in 2007, ontheinitiativeoftheAcademic Center ofthe Medicinecourseatthe Federal Universityof Grande Dourados-UFGD, the Bem-Me-Quer Project (BMQ) has as its flagshipthepromotionofhealththroughvoluntaryartistic-cultural actionsthatprovidebiopsychosocialwell-beingto its patients.
Currentlywith 77 volunteers, the Bem-Me-Quer Project works in threeinstitutions in thecityof Dourados-MS, namelythe UFGD University Hospital, the Santa Rita Children's Home andtheElderly Home throughmusic centers, countingof clown stories.
Throughoutthissummary, thetrajectoryoftheProject'screationwillbebrieflydiscussed, fromthebeginningof its pilotprojectuntil its consolidation as anAcademic League, thejustificationof its institutionwithinthe medical training scenarioandtheimpactsgeneratedonthevolunteerbodyandassistedpopulation
-
Número de páginas: 7
- Carla Amélia Ribeiro Coelho
- Poliana Lourenço Gomes
- Emerson Henklain Ferruzzi