Programa de Orientação a Pais com foco na Seletividade Alimentar de Crianças com Transtorno do Espectro Autista (POP-TEA)
A atuação profissional nos distúrbios alimentares pediátricos é interdisciplinar e depende, majoritariamente, da adesão ativa dos responsáveis para o enfrentamento de tais dificuldades. Dessa forma, intervenções diretas e indiretas fazem-se necessárias para tal intento, sendo a orientação familiar uma das possibilidades de ação indireta. O objetivo do presente capítulo foi descrever um programa de orientação a pais com foco na seletividade alimentar de crianças com transtorno do espectro autista. Para tanto, seis encontros periódicos, com uma hora de duração, organizados em pequenos grupos, foram delineados a fim de propiciar maiores conhecimentos, reflexões e possibilidades de mudanças atitudinais dos responsáveis por crianças com TEA e seletividade alimentar. Os resultados evidenciaram a necessidade dos envolvidos em compartilhar experiências, sentimentos, sucessos e insucessos, revelando a importância de sua manutenção para o sucesso terapêutico de seus filhos. Pode-se concluir que o Programa permitiu ampliar a percepção de pertencimento dos participantes às terapias fonoaudiológicas de seus filhos, além de poder ser considerado como um recurso socioafetivo e de identificação de objetivos comuns entre os participantes.
Programa de Orientação a Pais com foco na Seletividade Alimentar de Crianças com Transtorno do Espectro Autista (POP-TEA)
DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.8892518026
Palavras-chave: Seletividade Alimentar; Família; Estrutura de Grupo; Fonoaudiologia.
Keywords: -
Abstract: -
- Carla Patrícia Hernandez Alves Ribeiro César
- Bárbara Evelyn Barradas Gil
- José Matheus Pereira Fontes
- Karla Myllena Gravatá dos Santos
- Luiz Henrique Da Silva Souza:
- Myllena Conceição dos Santos
- Otávio Messias Silva de Oliveira (
- Paulo Vitor de Oliveira Santos Matos
- Rayssa Silva Santos Andrade
- Thais Thamara da Silva Costa