Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros

Práticas Artísticas no contexto prisional: Um olhar da pedagogia das artes para além das grades que nos separam.

A presente pesquisa tem como objetivo a observação e análise de práticas artístico pedagógicas realizadas em ambientes prisionais com mulheres em situação de privação de liberdade. O recorte temporal da pesquisa se refere a práticas efetuadas entre os anos de 2016 a 2018, quando ainda em módulo presencial, realizadas em duas penitenciárias de dois estados do Brasil: uma em uma penitenciária feminina da cidade de Belo Horizonte com criação e atuação das mulheres da Zula Cia. de Teatro, que inspirou a obra “Banho de Sol” e outra na Penitenciária Feminina da Capital (PFC), em São Paulo, com criação de artistas do Coletivo Teatro Dodecafônico e do Rubro Obsceno, que originou o projeto “Mulheres Possíveis”.

Durante os meses de pesquisa foram retomadas e analisadas anotações sobre as leituras e entrevistas realizadas com as artistas dos dois projetos citados e de duas egressas participantes de uma das oficinas, quando estas estavam em contexto prisional. Esta pesquisa tem um olhar específico voltado para as mulheres, por serem estas as que sofrem as maiores penalidades e estão sujeitas a inúmeras situações de desrespeito e falta de estrutura pelas instituições prisionais, se comparadas a situação dos homens no mesmo contexto. Serão trazidas para a discussão também a questão da arte na contramão da política atual - o conceito de Necropolítica levantado pelo filósofo contemporâneo Achille Mbembe - a importância das práticas artístico pedagógicas em ambientes prisionais, suas provocações e desafios neste contexto e o impacto de tais práticas na rotina cotidiana dessas mulheres.

Por fim, serão analisadas as implicações desses projetos a posteriori - na vida dessas mulheres já em condição de liberdade - sua reinserção na sociedade e as afetações de tais propostas em um contexto mais amplo, englobando a população livre. Ao final do arquivo encontram-se, na íntegra, as entrevistas com as duas arte-educadoras e as duas egressas participantes de um dos projetos.

Ler mais

Práticas Artísticas no contexto prisional: Um olhar da pedagogia das artes para além das grades que nos separam.

  • DOI: 10.22533/at.ed.6492306039

  • Palavras-chave: Pedagogia das artes, sistema penitenciário, ação artística.

  • Keywords: -

  • Abstract:

    -

  • Gleice Kely Aparecida da Silva
  • Verônica Veloso
Fale conosco Whatsapp