Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook Onde está meu copo de cerveja?: A trajetória da política de tributação de cerveja, a organização de representação do poder no setor e as possíveis comparações e projeções entre o Brasil e EUA.

Onde está meu copo de cerveja?: A trajetória da política de tributação de cerveja, a organização de representação do poder no setor e as possíveis comparações e projeções entre o Brasil e EUA.

A indústria da cerveja no Brasil e nos EUA tiveram grande crescimento e contaram com diversas movimentações de pequenos e grandes cervejarias para se organizar e lutar por seus interesses. Diante dessa perspectiva o trabalho foca no entendimento do poder envolvido na relação entre a indústria da cerveja e o governo, seus desdobramentos na política tarifária e no impacto desse processo na distribuição e representatividades das cervejarias pelos dois países. A metodologia buscou em fontes oficiais, sites especializados e de entidades e revisão bibliográfica informações para sustentar a conclusão do estudo que versa sobre o poder da organização das cervejarias para para alterar a política tarifária da cerveja, que ocorreu de diferentes formas nos dois países. Por fim, a comparação entre os dois países mostrou os limites e aproximações possíveis entre os mercados de cerveja brasileiro e norte-americano.

Ler mais

Onde está meu copo de cerveja?: A trajetória da política de tributação de cerveja, a organização de representação do poder no setor e as possíveis comparações e projeções entre o Brasil e EUA.

  • DOI: 10.22533/at.ed.8362114104

  • Palavras-chave: Cerveja; Poder; Política Tributária e Lobby

  • Keywords: Beer; Power; Tax Policy and Lobby

  • Abstract:

    The beer industry in Brazil and the USA had great growth and had several movements of small and large breweries to organize and fight for their interests. From this perspective, the work focuses on understanding the power involved in the relationship between the beer industry and the government, its implications for tariff policy and the impact of this process on the distribution and representation of breweries in both countries. The methodology sought information from official sources, specialized websites and entities and bibliographic review to support the conclusion of the study that deals with the power of the organization of breweries to change the beer tariff policy, which occurred in different ways in both countries. Finally, the comparison between the two countries showed the limits and possible approximations between the Brazilian and North American beer markets.

  • Número de páginas: 15

  • Eduardo Fernandes Marcusso
Fale conosco Whatsapp