Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook O Zoneamento Agroecológico da Cana-de-Açúcar em Goiás no Contexto dos seus objetivos de Sustentabilidade: uma Avaliação em Profundidade.

O Zoneamento Agroecológico da Cana-de-Açúcar em Goiás no Contexto dos seus objetivos de Sustentabilidade: uma Avaliação em Profundidade.

O presente trabalho teve por fito realizar uma Avaliação em Profundidade da Política Pública designada como Zoneamento Agroecológico da Cana-de-Açúcar, particularmente para o estado de Goiás. Esta Avaliação foi realizada através de um percurso paradigmático desde os modelos Positivistas até ao Paradigma Pós-positivista, em uma de suas tipologias: Pós- construtivismo, em que a Avaliação é muito mais complexa que a mera aferição (quantitativa) de resultados específicos. A busca da interação entre o texto e o contexto de cada aspecto da Política Pública permite deduzir que a presente Política Pública escolhida para ser submetida a uma Avaliação em Profundidade é menor que as complexidades que informam o seu objeto. Em termos de Resultados Alcançados: a Avaliação do ZAE propiciou o desvendamento de um universo muito mais complexo do ponto-de-vista da avaliação de seu fim último, que é a Sustentabilidade. Depreende-se, por isso mesmo, que a persistência da plantação de cana em áreas diferentes das preconizadas pelo ZAE se deve a que outras Políticas intervenientes sobre a cana cujas trajetórias institucionais influenciaram a expansão da cana sobre as áreas que hoje são vedadas. Estas dinâmicas caracterizam a dependência do caminho historicamente percorrido, ou ­­Path Dependence.

Ler mais

O Zoneamento Agroecológico da Cana-de-Açúcar em Goiás no Contexto dos seus objetivos de Sustentabilidade: uma Avaliação em Profundidade.

  • DOI: 10.22533/at.ed.48120290916

  • Palavras-chave: Zoneamento Agroecológico – Cana-de-açúcar – Goiás – Avaliação – Path Dependence.

  • Keywords: Agroecological Zoning – Sugarcane – Goyaz – in-depth Evaluation – Path Dependence.

  • Abstract:

    This paper aims at making an in-depth evaluation of the Agroecological Zoning for Sugarcane in Brazilian mid-west state of Goyaz. Such evaluation was made going through literature paradigms stemming from Positivist models to Post-construtivism that makes evaluation larger than simple gauging (quantitative) of specific results. The quest for interaction between text and context of each aspect of the policy leads to the conclusion that there are larger complexities than the zoning policy itself. Concerning results, the ZAE evaluation allowed unearthing a much more complex universe than the sustainability that is its actual end. Thus, the persistence of sugarcane plantation on lands diverse than the ZAE directives owes to the fact that older policies whose institutional trajectories influence the sugarcane expansion. Such dynamics depict the Path Dependence.

  • Número de páginas: 19

  • André Luiz Miranda Silva Zopelari
Fale conosco Whatsapp