Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook O Sistema Único de Saúde: Seus encantos e desafios

O Sistema Único de Saúde: Seus encantos e desafios

O presente estudo é fruto de 12 anos de trabalho. Ele começou com a minha caminhada no curso de Direito e ganhou contornos mais robustos no decorrer do curso de
Medicina. O interesse pela Saúde começou na minha tenra infância. Usuário do Sistema Único de Saúde através dos postos de saúde e hospitais, aprendi a respeitar e admirar o
SUS.

O meu entusiasmo pelo SUS não reflete tão somente a gratidão pelo privilégio que tive de ser bem atendido sempre que precisei, mas a verdadeira admiração pela potência
histórica que o sistema representa. A contradição de um país desigual e injusto que, contrariando todas as expectativas, desenvolveu o maior sistema de saúde do mundo. Apesar dos dizeres de Ariano Suassuna, que vê como muito difícil vencer a injustiça secular que dilacera o Brasil em dois países distintos - o país dos privilegiados e o país dos despossuídos -, a saúde é uma gota de esperança.

No pensar de Roberto DaMatta, o país não é um bloco monolítico, mas uma sociedade profundamente dividida. A bem da verdade, somos dois países muito distintos em mentalidade, num verdadeiro apartheid cultural. Não há lado certo ou outro errado. Há, sim, um lado dominante em lenta erosão - o das classes baixas -, e outro ainda um pouco
presente, mas que tende a se fortalecer à medida que a escolaridade média da população aumentar. (Referência: A Cabeça do Brasileiro - 09Ed/19 - ALMEIDA, ALBERTO CARLOS.).

No início do curso de Medicina, revisitei essas reflexões com a ajuda da Professora Carina Fernanda Robles Angelini que gentilmente orientou-me na minha Iniciação Científica:
“O Direito À Saúde E A Legislação Brasileira: Uma Análise A Partir Da Constituição Federal De 1988 E Lei Orgânica Do Sus”, que serviu de apoio para o presente livro. Essa obra é a ampliação/continuação daquele artigo. Na ocasião da concepção do referido artigo, havia passado quatro anos da minha formação em Direito, e naturalmente fui perdendo o jeito para as leis, daí a indispensável ajuda do brilhante advogado Dr. Rafael Santana Frizon, que contribuiu na análise e seleção de leis. 

Ler mais

O Sistema Único de Saúde: Seus encantos e desafios

  • DOI: 10.22533/at.ed.278220205

  • Palavras-chave: 1. Sistema Único de Saúde (Brasil). 2. Saúde pública - Brasil. 3. Hospitais. I. Flauzino, Jhonas Geraldo Peixoto. II. Lima, Alexia Allis Rocha. III. Silveira, Susana Gfoni da. IV. Título.

  • Keywords: 1. Sistema Único de Saúde (Brasil). 2. Saúde pública - Brasil. 3. Hospitais. I. Flauzino, Jhonas Geraldo Peixoto. II. Lima, Alexia Allis Rocha. III. Silveira, Susana Gfoni da. IV. Título.

  • Abstract:

    O presente estudo é fruto de 12 anos de trabalho. Ele começou com a minha caminhada no curso de Direito e ganhou contornos mais robustos no decorrer do curso de Medicina. O interesse pela Saúde começou na minha tenra infância. Usuário do Sistema Único de Saúde através dos postos de saúde e hospitais, aprendi a respeitar e admirar o SUS.

    O meu entusiasmo pelo SUS não reflete tão somente a gratidão pelo privilégio que tive de ser bem atendido sempre que precisei, mas a verdadeira admiração pela potência histórica que o sistema representa. A contradição de um país desigual e injusto que, contrariando todas as expectativas, desenvolveu o maior sistema de saúde do mundo. Apesar dos dizeres de Ariano Suassuna, que vê como muito difícil vencer a injustiça secular que dilacera o Brasil em dois países distintos - o país dos privilegiados e o país dos despossuídos -, a saúde é uma gota de esperança.

    No pensar de Roberto DaMatta, o país não é um bloco monolítico, mas uma sociedade profundamente dividida. A bem da verdade, somos dois países muito distintos em mentalidade, num verdadeiro apartheid cultural. Não há lado certo ou outro errado. Há, sim, um lado dominante em lenta erosão - o das classes baixas -, e outro ainda um pouco presente, mas que tende a se fortalecer à medida que a escolaridade média da população aumentar. (1)

    No início do curso de Medicina, revisitei essas reflexões com a ajuda da Professora Carina Fernanda Robles Angelini que gentilmente orientou-me na minha Iniciação Científica: “O Direito À Saúde E A Legislação Brasileira: Uma Análise A Partir Da Constituição Federal De 1988 E Lei Orgânica Do Sus”, que serviu de apoio para o presente livro. Essa obra é a ampliação/continuação daquele artigo. Na ocasião da concepção do referido artigo, havia passado quatro anos da minha formação em Direito, e naturalmente fui perdendo o jeito para as leis, daí a indispensável ajuda do brilhante advogado Dr. Rafael Santana Frizon, que contribuiu na análise e seleção de leis. 

    No caminhar da medicina fiz diversas amizades, mas poucas resistiram ao tempo. Não foi o que aconteceu com os amigos de jornada e de vida, Enzo Masgrau de Oliveira Sanchotene e Pedro Pompeo Boechat Araújo. Essa amizade foi essencial para que esse projeto fosse possível. 

    A vida na medicina não é fácil, envolve muito esforço e dedicação. Não tenho condições de lembrar quantas vezes eu, Enzo e Pedro alcançamos o limiar do cansaço. Mas como disse Fernando Pessoa: tudo vale a pena se a alma não é pequena. Todo cansaço valeu a pena!

    Mais recentemente, tive a honra e o prazer de conhecer Giovanna Biângulo Lacerda Chaves, que embora esteja iniciando a caminhada na medicina, possui características indispensáveis a um escritor: curiosidade e persistência. Seu espírito jovial trouxe o combustível necessário para que o presente trabalho fosse realizado.

    Sem mais delongas, nós, Jhonas, Enzo, Pedro, Paulo e Giovanna desejamos a você, caro leitor, uma excelente leitura, que todos os nossos esforços em construir essa obra seja traduzida em conhecimento e senso de pertencimento ao Sistema Único de Saúde. E que, principalmente, desperte em você o senso de defesa e luta por uma Sistema de Sáude que seja efetivo para todos.

     

    Referencia: 

    (1)   livro: A cabeça do brasileiro, Alberto Carlos Almeida

  • Número de páginas: 51

  • Alexia Allis Rocha Lima
  • Susana Gfoni da Silveira
  • Marcela Lara Albuquerque Ranulfo
  • Jhonas Geraldo Peixoto Flauzino
Fale conosco Whatsapp