Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook O QUE A VEJA QUER QUE VOCÊ VEJA: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DAS CAPAS DE BOLSONARO ENTRE A CAMPANHA ELEITORAL DE 2018 E OS PRIMEIROS 5 MESES DE MANDATO.

O QUE A VEJA QUER QUE VOCÊ VEJA: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DAS CAPAS DE BOLSONARO ENTRE A CAMPANHA ELEITORAL DE 2018 E OS PRIMEIROS 5 MESES DE MANDATO.

A partir do modelo teórico e metodológico da semiótica discursiva e plástica de Greimas e da sociossemiótica de Landowski, o objetivo deste artigo é compreender qual imagem a revista Veja construiu de Jair Bolsonaro entre o período da campanha eleitoral e os cinco primeiros meses de mandato. Desse modo investigamos qual o efeito de sentido produzido pelas capas de revista, como foram construídos e em quais regimes de interação se fundaram. Para isso, analisamos um corpus de onze capas veiculadas entre setembro de 2018 e maio de 2019. A hipótese é de que Bolsonaro foi retratado a partir de três perspectivas que favoreceram uma percepção de enfraquecimento de seu governo e isso implicou em mudanças na interação estabelecida entre ele e seu eleitorado.

Ler mais

O QUE A VEJA QUER QUE VOCÊ VEJA: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DAS CAPAS DE BOLSONARO ENTRE A CAMPANHA ELEITORAL DE 2018 E OS PRIMEIROS 5 MESES DE MANDATO.

  • DOI: 10.22533/at.ed.5192106125

  • Palavras-chave: Semiótica plástica; Sociossemiótica; Revista Veja; Bolsonaro; Comunicação política.

  • Keywords: Plastic semiotics; Sociosemiotic; Veja magazine; Bolsonaro; Political communication.

  • Abstract:

    From on the theoretical and methodological model of discursive and plastic semiotics by Greimas and Landowski's sociosemiotics, the aim of this article is to understand the image that Veja magazine built of Jair Bolsonaro between the period of the electoral campaign and the first five months in term. In this way, we investigate what is the meaning effect produced by magazine covers, how they were built and in what interaction regimes they were based. For this, we analyzed a corpus of eleven covers published between September 2018 and May 2019. The hypothesis is that Bolsonaro was portrayed from three perspectives that favored a perception of weakening of his government and this implied changes in the interaction established between he and his constituency.

  • Número de páginas: 21

  • Felippe Pimenta Rodrigues de Oliveira
Fale conosco Whatsapp