O PERFIL DO PROFISSIONAL DE RECURSOS HUMANOS CONTEMPORÂNEO: UMA REVISÃO TEÓRICA SOBRE O PERCURSO E SUAS CARACTERÍSTICAS
A Teoria das Relações Humanas foi um movimento de oposição à Teoria Clássica de Administração que buscou enfatizar o lado humano e social das organizações e foi trocada pela Teoria Comportamental, pois sua ênfase ainda se encontra no comportamento humano, porém, leva em consideração o contexto organizacional, de forma mais ampla, abrangendo a influência desse comportamento na organização como um todo e as perspectivas das pessoas diante das organizações. Ao longo do tempo, nasceu a Teoria dos Sistemas tendo como objetivo analisar a natureza dos sistemas e a inter-relação entre suas partes, assim como a inter-relação entre eles em diferentes espaços, e ainda, as suas leis fundamentais. Posteriormente, apareceu a Teoria da Contingência que se baseia na premissa da inexistência de um modelo que se adapte a todas as empresas em todas as circunstâncias (CHIAVENATO, 2002).
Este corresponde a um desafio dentro das organizações, pois, não é adequado concentrar as atividades no âmbito de gerência ou ao setor de Departamento de Pessoal, afinal, o encarregado necessita examinar, ponderar e ampliar os meios acessíveis e isso necessita de tempo dos membros comprometidos no desenvolvimento do trabalho.
Em virtude dos relatos acima, conquistar, buscar e manter pessoas na organização são metas do profissional de Recursos Humanos através do trabalho e doação total de si, com um estilo prático e adequado.
Percebe-se que ele representa ideias não só imponentes que provocam alegria e ânimo, mas que persuadem as pessoas a almejarem continuar na organização
Sendo assim, a supervisão de recursos humanos versa na idealização, na disposição, na ampliação, no arranjo e no domínio de instrumentos adequados para atuar com competência, com a mesma ideologia onde a organização simula o ambiente que consente as pessoas que com ela contribuem conseguir os fins particulares relacionados direta ou indiretamente com o trabalho (RUTH e SOARES, 2008).
Nessa categoria de gerenciamento de carreiras, são agrupadas as decisões vinculadas à compatibilização do sistema de Administração de carreira, aos princípios que balizam a gestão de Recursos Humanos e as estratégias organizacionais e negociais da empresa. Podem ser incluídas nessa categoria decisões como: Conciliação entre desenvolvimento da empresa e das pessoas; Definição de trajetória de carreira e especialização importantes para a manutenção ou incorporação de vantagens competitivas; Grau de liberdade dado ás pessoas para efetuarem opções de carreira e grau de compartilhamento das decisões sobre trajetórias; (DUTRA, 2016, p.107)
Neste sentido, torna-se evidente a necessidade de formação universitária para o profissional de Recursos Humanos, sendo a formação mais ajustada na atualidade em Ciências Humanas ou Administração. Sempre haverá um curso universitário adequado para cada uma das áreas que estão relacionadas com a Administração de Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas. É necessário identificar as principais funções a serem exercidas pelo profissional de Recursos Humanos para em seguida determinar seu perfil, pois o administrador de recursos humanos deve ser capaz de desempenhar funções que condizem com suas habilidades (RUTH e SOARES, 2008).
Como todos os empregos são altamente vulneráveis às mutações de mercado e da tecnologia, proclama-se a maior responsabilidade do indivíduo pela sua manutenção. Segurança de emprego e progresso na carreira estão na autoconfiança, na própria capacidade de aprendizado constante, na habilidade de desempenhar novas tarefas e na adaptação à variação do mercado (BALASSIANO e COSTA, 2006).
Para Hanashiro, Nassif e Teixeira (2003), o conhecimento e o aprendizado são essenciais para todas as organizações em um ambiente competitivo e gerador de grandes transformações. Nesse sentido, as pessoas apresentam-se como relevantes e presume-se que assumam papel central no processo de mudança.
Essa área procura valorizar a pessoa, ela faz da empresa uma extensão da casa e da família do colaborador, isso começa desde quando a pessoa tem seu primeiro contato com a empresa através de uma entrevista, assinatura o contrato e permanece até o encerramento das atividades do colaborador com a empresa. Com essa nova visão, os resultados excelentes serão consequências que influenciarão na conquista de cada desejo e visão implantada na empresa, onde todos, desde colaboradores até diretores e presidentes serão beneficiados com os “famosos” resultados.
Analisando as teorias administrativas e a evolução das mesmas, verifica-se que as proposições não são antagônicas, mas se completam. Assim, cada instabilidade encontrada nessas tem sido aprimorada por novas teorias posteriores, desenvolvidas até os dias atuais, adaptadas ao cenário vigente de sua formulação.
O processo de recrutamento ocorre com o aspirante a um determinado cargo preenchendo a sua oferta de emprego ou exibindo seu curriculum vitae à organização (CHIAVENATO, 2014).
Mesmo que a organização possua as melhores instalações físicas e os melhores equipamentos, ainda assim os recursos humanos (pessoas) são de fundamental importância. As atividades básicas do setor de Recursos Humanos identificam-se ao significado do valor das pessoas na organização e da distinção de cada setor para realizar tais tarefas.
O PERFIL DO PROFISSIONAL DE RECURSOS HUMANOS CONTEMPORÂNEO: UMA REVISÃO TEÓRICA SOBRE O PERCURSO E SUAS CARACTERÍSTICAS
-
DOI: 10.22533/at.ed.08421270414
-
Palavras-chave: recursos humanos ; desenvolvimento profissional ; Gestão de Pessoas
-
Keywords: Management. Organization. Human Resources.
-
Abstract:
The valorization of the role of HR professionals, due to their professional attributes as a focus on getting engaged, has been a highlight among the changes that have occurred in recent years. Accordingly, it is important that this professional has this perception and is sensitive to creating new processes to keep up with the job market. The general objective of this research is to outline characteristics of the new contemporary HR professional in order to verify their behavior in the face of the changes that have been occurring in the current business scenario through a bibliographical research. After reading several works on this subject, an analysis of articles by different researchers was carried out to outline the profile of the contemporary HR professional. In this way it was possible to know a little about the evolution of the Human Resources area and to notice the various changes in the years that the HR professional should add more value to his career, through improvement and improvement, that is, he should seek to invest in innovation, seeking a higher education and specialization in the area, bringing a new vision of the HR professional.
-
Número de páginas: 16
- Giselle Gomes Silva Ferreira
- Marilan Jessica Monteiro Da Silva Pissolatto
- Márcia Sumire Kurogi Diniz
- Bruna Gabrielle Souza Assenção