O IMPACTO DA OPERAÇÃO DO SISTEMA FERROVIÁRIO DE PASSAGEIROS DO RIO DE JANEIRO NAS EMISSÕES TOTAIS DE CO2 DO SETOR DE TRANSPORTES DA CIDADE
As emissões de gases de efeito estufa, principalmente o dióxido de carbono (CO2), têm sido objeto de preocupação da comunidade científica em todo o mundo. As nações, incluindo o Brasil, assumiram, na Convenção do Clima em Paris, compromissos de redução dessas emissões. O transporte é um grande emissor desses gases. O Estado do Rio de Janeiro estabeleceu legislação estabelecendo metas de redução. O transporte ferroviário de passageiros tem, geralmente, emissão menor que outros meios de transporte e deve ser considerado como solução de transporte de baixa emissão, contribuindo para que as metas de redução compromissadas sejam atingidas. Em 2016 a emissão média do sistema ferroviário de passageiros do Rio de Janeiro (Supervia) foi aproximadamente 5,5 gramas de CO2 por passageiro-quilômetro, cerca de 3 a 37 vezes menor que automóveis e ônibus analisados. Foram consideradas as emissões na produção da energia e no uso dos veículos de transportes.
O IMPACTO DA OPERAÇÃO DO SISTEMA FERROVIÁRIO DE PASSAGEIROS DO RIO DE JANEIRO NAS EMISSÕES TOTAIS DE CO2 DO SETOR DE TRANSPORTES DA CIDADE
-
DOI: 10.22533/at.ed.7942013077
-
Palavras-chave: Emissões, CO2, transporte ferroviário, energia, supervia.
-
Keywords: Emissions, CO2, rail transport, energy, supervia.
-
Abstract:
Emissions of greenhouse gases, mainly carbon dioxide (CO2), have been the object of concern for the scientific community worldwide. Nations, including Brazil, made, in the Paris Climate Convention, commitments to reduce these emissions. Transport is a major emitter of these gases. The State of Rio de Janeiro has established legislation establishing reduction targets. Passenger rail transport generally has a lower emission than other means of transport and should be considered as a low emission transport solution, contributing to the commitment reduction targets being achieved. In 2016, the average emission of the passenger rail system in Rio de Janeiro (Supervia) was approximately 5.5 grams of CO2 per passenger-kilometer, about 3 to 37 times less than the cars and buses analyzed. Emissions were considered in the production of energy and in the use of transportation vehicles.
-
Número de páginas: 10
- Márcio de Almeida D’Agosto
- Alessandro de Santana Moreira de Souza
- Carlos Eduardo Sanches de Andrade