Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros

O esquecimento da Educação Infantil frente aos “verdes escuros” obtidos no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE)

O presente estudo trata do esquecimento da Educação Infantil frente aos “verdes escuros” obtidos no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE). Tem como objetivo geral instigar o reconhecimento da Educação Infantil como parte importante no processo de obtenção dos resultados positivos (verde escuro) do SPAECE, e ainda, como objetivos específicos: compreender como se dá o processo de ligação entre as etapas Educação Infantil e Ensino Fundamental e contribuir para a valorização da Educação Infantil. A metodologia utilizada é de cunho exploratório, com foco na pesquisa qualitativa. Com a realização da pesquisa observou-se o escasso referencial teórico que aborde diretamente a temática trabalhada. Ressalta-se ainda que não se busca que a Educação Infantil passe por um processo de avaliação externa semelhante ao SPAECE para ser vista como importante, mas sim que a Educação Infantil tenha seu espaço de direito frente a educação como um todo.O presente estudo trata do esquecimento da Educação Infantil frente aos “verdes escuros” obtidos no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE). Tem como objetivo geral instigar o reconhecimento da Educação Infantil como parte importante no processo de obtenção dos resultados positivos (verde escuro) do SPAECE, e ainda, como objetivos específicos: compreender como se dá o processo de ligação entre as etapas Educação Infantil e Ensino Fundamental e contribuir para a valorização da Educação Infantil. A metodologia utilizada é de cunho exploratório, com foco na pesquisa qualitativa. Com a realização da pesquisa observou-se o escasso referencial teórico que aborde diretamente a temática trabalhada. Ressalta-se ainda que não se busca que a Educação Infantil passe por um processo de avaliação externa semelhante ao SPAECE para ser vista como importante, mas sim que a Educação Infantil tenha seu espaço de direito frente a educação como um todo.
Ler mais

O esquecimento da Educação Infantil frente aos “verdes escuros” obtidos no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE)

  • DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.5321825300612

  • Palavras-chave: Educação Infantil. SPAECE. Resultados. Reconhecimento.

  • Keywords: Early Childhood Education. SPAECE. Results. Recognition.

  • Abstract: This study addresses the neglect of Early Childhood Education in light of the "dark green" scores obtained in the Ceará Permanent Basic Education Assessment System (SPAECE). Its general objective is to encourage the recognition of Early Childhood Education as an important component of achieving the positive (dark green) results of the SPAECE. Its specific objectives include understanding how the link between Early Childhood Education and Elementary Education occurs and contributing to the appreciation of Early Childhood Education. The methodology used is exploratory, with a focus on qualitative research. The research revealed a scarcity of theoretical frameworks directly addressing the topic at hand. It is also noteworthy that the aim is not to require Early Childhood Education to undergo an external evaluation process similar to SPAECE to be seen as important, but rather to ensure Early Childhood Education has its rightful place within education as a whole.

  • Maryanne Kelly da Silva Lima
  • Katia Chirlley Xavier Candido Avelino
Fale conosco Whatsapp