Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros

O Ensino de Geografia e o estudo do local: o “Projeto Nós Propomos!” no estado de São Paulo/Brasil

Os leitores desta obra, principalmente os que são dedicados ao ensino de Geografia e suas interfaces com a História, a Literatura, a Biologia, as Artes, a Filosofia, dentre outras disciplinas escolares, irão encontrar, no conjunto dos capítulos produzidos por Odair Ribeiro de Carvalho Filho, subsídios valiosos e necessários para conhecer parte do Projeto Nós Propomos! Cidadania e inovação na educação geográfica.   

Inspirada pelo geógrafo francês Ives Lacoste que diz que “a Geografia serve, antes de tudo, para fazer a guerra” arrisco afirmar que a Educação Geográfica serve, antes de tudo, para formar o cidadão. A importância, portanto, dessa área do conhecimento, incidi diretamente no amplo desejo que todos nós brasileiros possuímos, de modo mais ou menos consciente, de contribuir com a ampliação efetiva da cidadania no país.    

A depender da concepção de Educação Geográfica que assumimos como professores, podemos formar alunos mais críticos e reflexivos para uma atuação social comprometida com determinados valores éticos, políticos, estéticos e plurais. Neste sentido, abrimos mão das práticas formativas pautadas nos mesmos manuais didáticos, com as mesmas estratégias de ensino, utilizando, inclusive, os mesmos planos de aula e as tão repetidas avaliações padronizadas. Rompemos, assim, com as tradições escolares em que quase todos nós fomos formados até então. Ousamos incluir novas estratégias com diferentes linguagens no nosso rol de ações didáticas. Estabelecemos outras parcerias entre os agentes formadores em diversas áreas do conhecimento. Adotamos atitudes interdisciplinares, multidisciplinares, pluridisciplinares e apostamos na promoção de ações pedagógicas integradas nos variados espaços educativos. A sala de aula, com suas carteiras enfileiradas e sua velha lousa, deixa de ser o único espaço possível para o trabalho docente. Passando a ser considerada como mais um, dentre outros tão valiosos e pertinentes. Os espaços não formais de ensino, como os museus, os parques, os cinemas, as praças passam a ser ressignificados. Buscamos, assim, desenvolver procedimentos de ensino diversos para ampliar o repertório de conhecimentos tanto dos nossos estudantes quanto os nossos próprios.

A leitura do presente livro é indicada aos interessados em conhecer parte das práticas educativas desenvolvidas no interior do Estado de São Paulo, no Brasil, por quatro incansáveis professores e em diversos contextos escolares municipais, a saber: Marília, Ibitinga, Serrana e Mococa. Todas as práticas são reveladoras da potencialidade do já citado Projeto Nós Propomos! 

Este, idealizado pelo querido professor Sergio Claudino, nasceu em Portugal, na Universidade de Lisboa, há mais de uma década e conseguiu, atravessando o Atlântico, adquirir novos territórios escolares, com novos contornos e desdobramentos. 

Os professores que colaboraram com o Odair no presente livro buscaram responder a seguinte pergunta central: como se configuram as práticas pedagógicas de Geografia vinculadas ao projeto, no estado de São Paulo, no Brasil?

Para não cair na tentação e “fazer um spoiler” vou parar por aqui, mas não sem antes dizer que as práticas pedagógicas explicitadas neste livro foram levantadas pelo autor durante sua pesquisa de Mestrado em Educação, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, na Universidade de São Paulo. Essas práticas colocam o aluno como agente protagonista em suas localidades municipais, possibilitando o estudo do meio como uma estratégia de ensino interdisciplinar capaz de despertar o olhar crítico-reflexivo dos participantes sobre o espaço geográfico. 

Ler mais

O Ensino de Geografia e o estudo do local: o “Projeto Nós Propomos!” no estado de São Paulo/Brasil

  • DOI: 10.22533/at.ed.375221309

  • Palavras-chave: ensino, geografia, cidadania, educação

  • Keywords: -

  • Abstract:

    -

  • Número de páginas: 200

  • Odair Ribeiro de Carvalho Filho
Fale conosco Whatsapp