“O DIA EM QUE O CACIQUE” ENTOOU “UMA VOZ SOBERANA NO AR”: UM SAMBA DA VAI-VAI E DA NENÊ COMO LINGUAGEM DE PROTESTO EM TEMPOS SOMBRIOS.
O presente artigo tem como foco mostrar como o samba enredo possui valores e recursos diversos dentro da narrativa da história a qual estamos inseridos, como um documento do cotidiano que por meio da música, exprime ações de tempos passados. Assim, o samba enredo possui um valor rico para a dimensão simbólica e imaginativa como recurso em sala de aula, em uma linguagem distinta do livro didático alcançando uma dimensão estética diferenciada. Dessa maneira analisaremos dois sambas de duas escolas de samba paulistanas: o samba de 1985 da Nenê de Vila Matilde, intitulado O dia em que o cacique rodou a baiana ai ó!, em que aborda a desigualdade social brasileira no período da década de 80 e o caso do cacique Juruna; e o samba da Vai-Vai, de 2000, Vai-Vai Brasil, em que conta a história do Brasil pós ditadura civil militar, com seus personagens e acontecimentos. Tais sambas em suas letras abordam com um olhar e uma linguagem crítica a História brasileira, e transformam a situação histórica vigente em uma sátira carnavalizada do Brasil Contemporâneo. Além disso, esse artigo ver o samba enredo como um produtor de um conhecimento e de uma narrativa criada pelas escolas de samba para comunicar com o público os seus enredos, sendo uma linguagem peculiar e interessante de enxergar o passado, que complementa os aspectos visuais que um desfile de escola de samba compõe, possuindo valor dentro do campo dos estudos históricos e em sala de aula.
“O DIA EM QUE O CACIQUE” ENTOOU “UMA VOZ SOBERANA NO AR”: UM SAMBA DA VAI-VAI E DA NENÊ COMO LINGUAGEM DE PROTESTO EM TEMPOS SOMBRIOS.
-
DOI: 10.22533/at.ed.1582015011
-
Palavras-chave: samba enredo, ensino de história, escola de samba, carnaval.
-
Keywords: samba enredo, history teaching, samba school, carnival.
-
Abstract:
This article focuses on showing how samba enredo has different values and resources within the narrative of the story to which we are inserted, as a document of daily life that through music expresses actions of past times. The samba enredo has a rich value for the symbolic and imaginative dimension as a resource in the classroom, in a language distinct from the textbook discourse, reaching a differentiated aesthetic dimension. In this way we will analyze two sambas from two samba schools in São Paulo: Nenê de Vila Matilde 1985 samba, entitled O dia em que o cacique rodou a baiana, ai ó! the case of chief Juruna; and the Vai-Vai samba of 2000, Vai-Vai Brasil, which tells the story of Brazil after the military civil dictatorship, with its characters and events. Such sambas in their lyrics approach the history of Brazil with a critical eye and language, and transform the current historical situation into a carnivalized satire of contemporary Brazil. Furthermore, this article sees samba enredo as a producer of knowledge and narrative created by samba schools to communicate their plots to the public, being a peculiar and interesting language to see the past, which complements the visual aspects that a samba school parade composes, possessing value within the field of historical studies and in the classroom
-
Número de páginas: 15
- Emerson Porto Ferreira