Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook O BANCO MEDICI NA ERA DE COSIMO, O VELHO, COMO INSTRUMENTO DE CONSOLIDAÇÃO DO PODER POLÍTICO-ECONÔMICO:  a perspectiva de Maquiavel e Guicciardini.

O BANCO MEDICI NA ERA DE COSIMO, O VELHO, COMO INSTRUMENTO DE CONSOLIDAÇÃO DO PODER POLÍTICO-ECONÔMICO: a perspectiva de Maquiavel e Guicciardini.

 

A cidade de Florença, situada na península italiana, é uma exceção frente as diversas cidades europeias do final da Idade Média. Dentro de um território fragmentado politicamente em cidades independentes, se desenvolveu como uma república autônoma e sem domínios exteriores sob si, desde o século XIII. Todavia, o modo com o qual a cidade era de fato governada era um jogo de poder de algumas famílias ricas e influentes da cidade. Dentre essas, a família Medici, passou a dominar e governar Florença desde o século XIV, a partir de um poder político-econômico proveniente da produção têxtil e principalmente do Banco Medici, fundado no século XIV. Este, um domínio que perdurou por séculos, reconstituiu e determinou seus caminhos no jogo político e econômico da Itália e em alguns aspectos da Europa. De modo que, a cidade de Florença, se tornou um dos mais importantes centros de difusão do Renascimento. O objetivo aqui é compreender o estabelecimento e o domínio do Banco Medici em conjunto com a família, na cidade de Florença. Para tanto, utilizaremos o livro Historia de Florença de Maquiavel e Historia de Florença de Guicciardini. 

Ler mais

O BANCO MEDICI NA ERA DE COSIMO, O VELHO, COMO INSTRUMENTO DE CONSOLIDAÇÃO DO PODER POLÍTICO-ECONÔMICO: a perspectiva de Maquiavel e Guicciardini.

  • DOI: 10.22533/at.ed.52022180214

  • Palavras-chave: Cosimo; Medici; Banco; Florença.

  • Keywords: Cosimo; Medici; Bank; Florence.

  • Abstract:

    The city of Florence, located on the Italian peninsula, is an exception to the various European cities of the late Middle Ages. Within a territory politically fragmented into independent cities, it has developed as an autonomous republic with no external domains under it, since the 13th century. However, the way in which the city was actually run was a power play by some of the city's wealthy and influential families. Among these, the Medici family, came to dominate and govern Florence since the 14th century, from a political-economic power arising from the textile production and mainly from the Medici Bank, founded in the 14th century. This, a domain that lasted for centuries, reconstituted and determined its paths in the political and economic game of Italy and in some aspects of Europe. So, the city of Florence became one of the most important centers of diffusion of the Renaissance. The aim here is to understand the establishment and ownership of Banco Medici together with the family in the city of Florence. For that, we will use the book History of Florence by Machiavelli and History of Florence by Guicciardini.

  • Número de páginas: 9

  • Bianca Coradin Benedeti
Fale conosco Whatsapp