Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros

Narrativas da Cultura da (in) segurança e violência no Sertão de Canudos :Ecos da presença militar da Guerra segundo Calasans e o Povo de Canudos.

 O presente trabalho busca refletir sobre o signo da cultura da violência no Sertão de Canudos e o papel da presença dos militares na Guerra de Canudos na fala do povo e na literatura de José Calasans, inspirado numa Roda de conversas com jovens de Canudos-BA, sobre o tema. Refletir uma arqueologia do pensamento e da memória onde suscita uma leitura histórica da Guerra de Canudos e o cotidiano da violência na atualidade, a presença militar, corroborada pelo excesso de armas, seca, fome, violações dos direitos com o povo da região que vive nesta Guerra Cultural. Início da pesquisa, coleta de dados, leituras, reunindo material escrito e de imagens com o objetivo de produção da fortuna de Calasans. A metodologia utilizada através de documentos bibliográficos, registros fotográficos, levantamento de referências bibliográficas, leituras de teses e trabalhos escritos. Considera a importância da oralidade, biografia de si em um estudo etnográfico com o auxílio da literatura e dos clássicos. Resultados esperados: contorno e ampliação da roda de pesquisa ação como um lugar teórico, além de fontes de dados; melhor recorte e estabelecimento do objeto de pesquisa, considerando o estágio de guerra cultural no Brasil. Autores mobilizados, além de da fortuna crítica sobre Arendt, Foucault: Agamben, Bataille, Barthes Calasans, Cunha,Rocha,Zilly, entre outros

Ler mais

Narrativas da Cultura da (in) segurança e violência no Sertão de Canudos :Ecos da presença militar da Guerra segundo Calasans e o Povo de Canudos.

  • DOI: 10.22533/at.ed.3562316052

  • Palavras-chave: Cultura. Violência. Segurança. Guerra de Canudos.

  • Keywords: Culture; Violence ; Security; Sertão of Canudos;

  • Abstract:

    This paper aims to reflect on the sign of the culture of violence in Sertão de Canudos/Bahia and the role military’s presence in Guerra de Canudos, as well as people’s speech and José Calasans’s literature. This research was inspired by a round of conversations with young people from Canudos-BA, Therefore it reflects an archeology thought and memory which raises a historical reading about War of Canudos and the daily life of violence today, the military presence corroborated by the excess of weapons, drought, hunger, violations of those people’s rights. It was done researches, data collection, readings, gathering written material and images, aiming of producing Calasans’s fortune. This is a bibliographical research based on documents, photographic records, and readings. It considers the importance of orality, self-biography in an ethnographic study through literature and classics. Expected results: outline and expand the action research, rounds, and data sources as a theoretical place; in addition cut and establish the research object, considering the cultural war stage in Brazil. Mobilized authors: critical fortune on Arendt, Foucault: Agamben, Bataille, Barthes Calasans, Cunha, Rocha, Zilly, among others.

  • Marcio Ronaldo Rodrigues Vieira
Fale conosco Whatsapp