INVESTIGAÇÃO DA ATIVIDADE ESPASMOLÍTICA DO EXTRATO ETANÓLICO OBTIDO DAS PARTES AÉREAS DE Solanum stipulaceum ROEM & SCHULT (SOLANACEAE)
Várias espécies de plantas do gênero Solanum (Solanaceae) são usadas popularmente para hipertensão, cólicas uterinas e intestinais, diarreia e asma, além de apresentarem efeito espasmolítico. A espécie Solanum stipulaceum Roem & Schult é conhecida popularmente como “jurubeba-roxa”. Já foi relatado que o extrato etanólico bruto obtido de seu caule apresenta atividades hipotensora em ratos, vasorrelaxante em artéria mesentérica de ratos e espasmolítica em útero de rata e íleo de cobaia. Diante disto, objetivou-se investigar uma possível atividade espasmolítica do extrato etanólico bruto obtido das partes aéreas de S. stipulaceum (SS-EtOHPA) em vários músculos lisos (útero de rata, íleo de cobaia, aorta de rato e traqueia de cobaia). Após a eutanásia, os órgãos de interesse eram retirados e suspensos em cubas de banho para órgãos isolados sob condições apropriadas, sendo as contrações isotônicas e isométricas monitoradas. Em útero de rata, o SS‑EtOHPA, apenas na concentração de 729 µg/mL (n = 3), apresentou moderada eficácia frente às contrações fásicas induzidas por ocitocina e carbacol. Semelhantemente, em íleo de cobaia, o extrato (729 µg/mL, n = 3) inibiu as contrações fásicas induzidas por carbacol, entretanto antagonizou de maneira dependente de concentração as contrações fásicas induzidas por histamina (n = 5). Em aorta de rato pré-contraída com fenilefrina, o extrato (243 e 729 μg/mL, n = 3) apresentou efeito relaxante tanto na presença como na ausência de endotélio funcional, entretanto, demonstrou baixa eficácia espasmolítica. Já em traqueia de cobaia, o SS-EtOHPA (1–729 μg/mL, n = 5) relaxou de maneira equipotente o órgão pré-contraído com carbacol tanto na presença como na ausência do epitélio funcional. Diante destes resultados, pode-se concluir que, o SS-EtOHPA apresenta metabólitos com atividade espasmolítica não seletiva em vários músculos lisos, e em traqueia de cobaia o seu mecanismo de ação parece independer de fatores relaxantes derivados do epitélio funcional.
INVESTIGAÇÃO DA ATIVIDADE ESPASMOLÍTICA DO EXTRATO ETANÓLICO OBTIDO DAS PARTES AÉREAS DE Solanum stipulaceum ROEM & SCHULT (SOLANACEAE)
-
DOI: 10.22533/at.ed.86421290121
-
Palavras-chave: Solanum stipulaceum, Solanaceae, atividade espasmolítica. Músculo liso.
-
Keywords: Solanum stipulaceum, Solanaceae, spasmolytic activity, smooth muscle.
-
Abstract:
-
Número de páginas: 15
- Giulyane Targino Aires Moreno
- Indyra Alencar Duarte Figueiredo
- Filipe Rodolfo Moreira Borges de Oliveira
- Tania Maria Sarmento da Silva
- Fabiana de Andrade Cavalcante
- Sarah Rebeca Dantas Ferreira