IMPACTE DE UM PROGRAMA PSICOEDUCATIVO EM ENFERMAGEM NA ANSIEDADE DA PESSOA ADULTA EM SITUAÇÃO PRÉ-OPERATÓRIA: RESULTADOS PRELIMINARES
Introdução: A maioria das pessoas que serão submetidas a uma cirurgia revelam ansiedade e um défice de conhecimento, podendo conduzir a distúrbios fisiológicos e psicológicos no peri operatório. A psicoeducação e as técnicas de relaxamento podem reduzir a ansiedade e as complicações pós‑operatórias.
Objetivo: Explorar a viabilidade da implementação de um programa de psicoeducação promotor da redução da ansiedade pré-operatória, numa unidade de cirurgia de ambulatório.
Métodos: Estudo de caso, exploratório-descritivo com análise SWOT. Realizou-se numa unidade de cirurgia de ambulatório de um hospital do Norte em Portugal.
Resultados: As forças sobrepõem-se às fraquezas e, as oportunidades às ameaças. Existe um equilíbrio entre os fatores internos e os externos. As ameaças do contexto podem comprometer o sucesso da implementação.
Conclusão: Parece ser viável implementar o programa de psicoeducação. Tal poderá ser um contributo para a Enfermagem enquanto disciplina, permitindo uma transferibilidade do conhecimento para a ação profissional, em contexto cirúrgico.
IMPACTE DE UM PROGRAMA PSICOEDUCATIVO EM ENFERMAGEM NA ANSIEDADE DA PESSOA ADULTA EM SITUAÇÃO PRÉ-OPERATÓRIA: RESULTADOS PRELIMINARES
-
DOI: 10.22533/at.ed.1272312055
-
Palavras-chave: Adulto; Ansiedade pré-operatória; Enfermagem; Psicoeducação; SWOT
-
Keywords: Adult; Preoperative anxiety; Nursing; Psychoeducation; SWOT
- Palmira da Conceição Martins Oliveira
- Catarina Raquel Ferreira Porfírio
- Regina Maria Ferreira Pires
- Margarida Pires
- Graça Maria Fernandes Lopes
- Cristina Maria Correia Barroso Pinto
- Carlos Alberto da Cruz Sequeira