HETEROGENEIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: DIFERENÇAS INDIVIDUAIS E DIVERSIDADE SOCIAL EM DISCUSSÃO
Os autores de livros didáticos consideram a heterogeneidade em sala de aula nas proposições de atividades de alfabetização? E nas orientações aos professores? Como a heterogeneidade é concebida nesses materiais? Quais tipos de heterogeneidade são considerados nas orientações e atividades dos estudantes?
Esse é o tema deste capítulo, concebido a partir de dados de uma pesquisa sobre heterogeneidade e alfabetização, na qual foram analisados documentos diversos, como teses, dissertações, propostas curriculares, assim como práticas de professores. Buscamos discutir sobre as inter-relações entre orientações didáticas para lidar com as diferenças individuais (heterogeneidades individuais) e a diversidade social (heterogeneidades sociais), nos livros didáticos destinados ao processo de alfabetização.
Antes de começarmos a discutir sobre os dados produzidos nas análises dos livros, faremos, a seguir, algumas reflexões sobre o fenômeno da heterogeneidade e sobre as categorias utilizadas na pesquisa.
HETEROGENEIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: DIFERENÇAS INDIVIDUAIS E DIVERSIDADE SOCIAL EM DISCUSSÃO
-
DOI: 10.22533/at.ed.1302302013
-
Palavras-chave: -
-
Keywords: -
-
Abstract:
-
-
Número de páginas: 39
- TELMA FERRAZ LEAL
- Laís Bonamigo