ENSINO DE QUÍMICA PARA CEGOS E A FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES: UM BREVE RELATO DE PESQUISA DESENVOLVIDA EM INSTITUTO FEDERAL.
O ensino de Química deve promover a capacitação do estudante em interpretar fenômenos e fatos do cotidiano sob a perspectiva científica. A Química é compreendida por diversos autores como uma ciência de elevado número de conceitos abstratos, sendo necessário elevado número de imagens que representem tais conceitos, transformando a ciência Química em uma ciência pautada no sentido da visão. A literatura ainda apresenta que o elevado número de conceitos abstratos transforma a Química em uma ciência de difícil aprendizado. A partir de 1996, com a LDB, o ensino passou a ser um direito de todos, e a inclusão passou a ocorrer, preferencialmente, em classes regulares. No presente trabalho apresentamos os principais dados obtidos em pesquisa realizada em Instituto Federal de São Paulo, em classe regular de primeira série de ensino médio que apresentava aluna cega. A pesquisa permite a compreensão das dificuldades do desenvolvimento de materiais didáticos adaptados para o ensino de Química para cegos, bem como a importância da vivência da inclusão na formação dos futuros professores.
ENSINO DE QUÍMICA PARA CEGOS E A FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES: UM BREVE RELATO DE PESQUISA DESENVOLVIDA EM INSTITUTO FEDERAL.
-
Palavras-chave: Ensino de Química, Inclusão, Materiais Didáticos Adaptados.
-
Keywords: Chemistry Teaching, Inclusion, Adapted Teaching Materials.
-
Abstract:
Chemistry teaching should promote the student's ability to interpret everyday phenomena and facts from a scientific perspective. Chemistry is understood by many authors as a science with a high number of abstract concepts, requiring a high number of images that represent such concepts, transforming the chemical science into a science based on the sense of vision. The literature also shows that the high number of abstract concepts makes chemistry a science that is difficult to learn. From 1996, with LDB, teaching became a right of all, and inclusion began to occur, preferably, in regular classes. In the present work we present the main data obtained from a research carried out at the Federal Institute of São Paulo, in a regular first grade high school class that presented blind students. The research allows the understanding of the difficulties of the development of didactic materials adapted for the teaching of Chemistry for the blind, as well as the importance of the experience of the inclusion in the formation of the future teachers.
-
Número de páginas: 15
- Ivan Pollarini Marques de Souza
- Caroline Oliveira Santos