Efecto de los Factores de Protección y Grado de Autoestima en Adolescentes con y sin sintomatología Depresiva por medio de la escala de Birleson.
Efecto de los Factores de Protección y Grado de Autoestima en Adolescentes con y sin sintomatología Depresiva por medio de la escala de Birleson.
-
DOI: 10.22533/at.ed.05423131022
-
Palavras-chave: Factores Protectores, Autoestima, Depresión.
-
Keywords: Fatores de proteção, Autoestima, Depressão
-
Abstract: A adolescência é uma fase crucial do desenvolvimento humano; É uma forma particular de transição entre a infância e a idade adulta, onde ocorrem profundas mudanças físicas, incluindo crescimento e desenvolvimento neuroendócrino, mudanças psicológicas e mudanças sociais. Objetivo: Determinar o efeito dos Fatores de Proteção e do Grau de Autoestima em adolescentes com e sem depressão. Metodologia: Estudo transversal, observacional, descritivo. Professores, gestores e pais foram informados sobre o objetivo do estudo, assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido autorizando a participação de seus filhos no estudo. Resultados: A sintomatologia depressiva, por meio da escala de Birson, indicou que 21,9% apresentavam essa sintomatologia. A autoestima avaliada pela escala de Rosenberg foi observada em 17,6% com baixa autoestima. Conclusões: A prevalência observada é superior à relatada em nível nacional.
- Betty Sarabia Alcocer
- Tomás Joel López-Gutiérrez
- Baldemar Aké-Canché
- Eduardo Jahir Gutiérrez Alcántara
- Román Pérez-Balan
- Ildefonso Velázquez-Sarabia