DOSIMETRIA COM OSL
A Luminescência é o fenômeno de emissão de luz por um material ou por sistemas biológicos quando submetido a algum estímulo: luz, reação química ou radiação ionizante. As ocorrências de luminescência podem ser as mais variadas, como, por exemplo as observadas em sistemas biológicos advindas de reações químicas, denominada bioluminescência; ou em materiais a partir de pressão, denominada piezo luminescência. Quando a luminescência ocorre a partir de estímulo de radiação ionizante, temos o fenômeno denominado radioluminescência.
O efeito da luminescência em um material foi primeiramente documentado por Sir Robert Boyle, em outubro de 1663, Boyle, (1664), em um documento apresentado para a Royal Society of London sobre suas observações da liberação de “uma pequena luz cintilante” quando um diamante era aquecido pela chama de velas. O termo “luminescência” – cuja tradução literal do latim significa “brilho fraco” – foi introduzido na literatura por Wiedemann em 1888, quando também definiu um modelo para o fenômeno pela primeira vez Vij, (2012).
Atualmente luminescência como uma ciência é estreitamente relacionada com a espectroscopia, cujo objetivo é estudar as leis de absorção e emissão de radiação pela matéria; e suas disciplinas envolvem mecânica quântica, teorias da radiação e eletrodinâmica. Suas aplicações práticas são a base para os mais importantes métodos da dosimetria moderna Vij, (2012); Oberhofer and Scharmann, (1981).
DOSIMETRIA COM OSL
-
Palavras-chave: -
-
Keywords: -
-
Abstract:
-
-
Número de páginas: 30
- Yvone Mascarenhas
- Maria de Fátima Magon
- Carlos Eduardo Veloso de Almeida