Discurso de recepção e posse do acadêmico
É uma honra estar aqui hoje, representando a Academia Nacional de Medicina, como presidente, na posse do médico, intelectual e escritor renomado José Aderval Aragão, na Cadeira nº 8 da Academia Sergipana de Letras. O honroso convite me possibilitou maior intimidade com sua obra e respeito pelos seus méritos.
A biografia deste novo acadêmico é conhecida de todos e não será repetida aqui. Quero reforçar, no entanto, a sua importância no panorama não apenas científico, mas intelectual brasileiro, pois o Dr. José Aderval Aragão, há muitos anos, vem escrevendo, ensinando e contribuindo para o enriquecimento da nossa cultura e representa não apenas a comunidade intelectual de Sergipe, mas, com excelência, de todo o Brasil, uma vez que sua produção literária extensa apresenta registros muito importantes da história.
Gostaria de ressaltar um de seus livros: “José Carlos Prates –
Anatomia de uma vida dedicada à Medicina”. Ali, José Carlos Prates, graças ao brilhantismo do autor José Aderval Aragão, tem sua vida e suas atividades médicas e universitárias registradas de maneira excepcional. Como aluno da Escola Paulista de Medicina, ainda na década de 1960, tive a oportunidade de conhecer o então “Professor Prates da Anatomia” e seguir a carreira dele nesses 60 anos. Assim, não foi novidade para mim ler esse livro e, justamente por conhecer o desempenho e a trajetória do Professor Prates, apreciar a excelente obra literária do agora acadêmico a ocupar a Cadeira nº 8 da Academia Sergipana de Letras.
O Brasil precisa de mais gente como o Dr. José Aderval Aragão, atuando não apenas na medicina, como excelente médico, cirurgião e professor, mas, também, como intelectual capaz de registrar nossa história com excelência literária e contribuir ao verdadeiro enriquecimento nacional. Assim, estar aqui presente nesta cerimônia é uma honra e me permite participar do reconhecimento do novo acadêmico e ressaltar a importância de sua obra. Que venham outros como ele, para continuarmos todos a melhorar nosso País. Seu importante exemplo precisa ser difundido, mostrando o caminho às novas gerações.
Prof. Dr. Rubens Belfort Mattos Júnior
Presidente da Academia Nacional de Medicina (ANM)
Discurso de recepção e posse do acadêmico
-
DOI: 10.22533/at.ed.298212511
-
Palavras-chave: Atena Editora
-
Keywords: Atena Editora
-
Abstract:
-
-
Número de páginas: 205
- José Aderval Aragão