Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook DIAGNÓSTICO DA PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO TRANSFRONTEIRIÇA DE HORTALIÇAS NA FRONTEIRA ENTRE OS MUNICÍPIOS DE CORUMBÁ E LADÁRIO NO BRASIL E PUERTO QUIJARRO  E PUERTO SUAREZ NA BOLÍVIA.

DIAGNÓSTICO DA PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO TRANSFRONTEIRIÇA DE HORTALIÇAS NA FRONTEIRA ENTRE OS MUNICÍPIOS DE CORUMBÁ E LADÁRIO NO BRASIL E PUERTO QUIJARRO E PUERTO SUAREZ NA BOLÍVIA.

O presente trabalho teve como objetivo levantar informações bem como sistematizar as informações existentes sobre as condições de produção e comercialização de hortaliças no Arranjo Populacional de Fronteira de Corumbá entre o Brasil e a Bolívia, com o objetivo de subsidiar políticas públicas específicas para a região de fronteira. Foi feito um levantamento dos principais eventos que impactaram o abastecimento alimentar da população do arranjo nos meios de comunicação. Com a ferramenta Google Earth foram feitos mapas para ilustrar a localização, o fluxo e as cadeias de abastecimento do arranjo. Foi aplicado um questionário rápido aos principais feirantes da feira de Corumbá, entre os que vendem hortifrutigranjeiros e os que comercializam grãos. Os resultados mostram uma grande interdependência entre as populações locais do Brasil e da Bolívia em relação ao abastecimento e segurança alimentar, devido ao isolamento das comunidades do restante dos dois países. É necessário e urgente discutir a regularização do intercambio na fronteira, mas essa regularização exige novos marcos legais específicos para situações de fronteira, pois não é possível dentro dos marcos atuais.

Ler mais

DIAGNÓSTICO DA PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO TRANSFRONTEIRIÇA DE HORTALIÇAS NA FRONTEIRA ENTRE OS MUNICÍPIOS DE CORUMBÁ E LADÁRIO NO BRASIL E PUERTO QUIJARRO E PUERTO SUAREZ NA BOLÍVIA.

  • DOI: 10.22533/at.ed.08520300912

  • Palavras-chave: agricultura familiar, feiras, comércio internacional

  • Keywords: family farming, local market, international trade.

  • Abstract:

    The present study aims to obtain and systematize the information about the conditions of production and trade of vegetables in the Population Frontier Arrangement de Corumbá between Brazil and Bolivia. The goal is to help elaborate specific public policies for the border region. A research was made on the means of electronic communication to detect events that impacted the food supply of the arrangement. Using the Google Earth were made maps to illustrate the location, the flow and supply chains of the arrangement. A fast questionnaire was applied to the main sellers of Corumbá’s local market between those who sell vegetables and grain. The results show a great interdependence between local populations from Brazil and Bolivia in relation to the food supply and food security, due to the isolation of the rest of the two countries. There is an urgent need to discuss the regularization of the international trade at the border. This adjustment, however, requires new legal dispositions that are specific to frontier situations, which is not possible within the current legal marks.

  • Número de páginas: 19

  • Edgar Aparecido da Costa
  • Alberto Feiden
Fale conosco Whatsapp