DESAFIOS DO ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL
Introdução/Problematização: a regulamentação da profissão de Administrador e da formação profissional deste são temas relativamente recentes no Brasil. Desde então, vem ocorrendo uma notável expansão dos cursos de Administração pelo país. Porém não obstante a expansão, pesquisas mostram que o Brasil possui um baixo índice de desempenho organizacional, o que está relacionado à formação profissional dos gestores, ao se considerar a importância da gestão para o desempenho das empresas. Assim, surgiu a questão norteadora deste estudo: quais desafios permeiam o ensino de Administração no Brasil?
Objetivo/proposta: a partir da questão norteadora, este estudo teve por objetivo identificar desafios enfrentados no ensino de Administração no Brasil.
Procedimentos Metodológicos: para o alcance do objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, numa abordagem qualitativa, que compreendeu a análise de artigos científicos, livros e aspectos legais relativos ao tema. Para o tratamento das informações foi utilizada a técnica de análise de conteúdo, que tem a finalidade de verificar a pertinência do texto com os objetivos da pesquisa (KLEINA; RODRIGUES, 2014). A pesquisa foi realizada pelo autor durante os meses de abril e maio de 2021. Foi utilizada a plataforma Scholar Google como fonte bibliográfica.
Principais Resultados: o objetivo de pesquisa foi alcançado a partir da explanação de aspectos relacionados à manutenção da qualidade de ensino, adaptação do conhecimento à realidade local e interdisciplinaridade, desenvolvimento de competências nos futuros profissionais, equilíbrio entre teoria e prática nos cursos, educação à distância e formação docente.
Considerações Finais/Conclusão: o presente estudo se propôs a iniciar uma reflexão pertinente voltada ao ensino dessa área tão necessária ao desenvolvimento econômico-social: a Administração. Afinal, os desafios de alguma forma atingem todos os atores envolvidos, sejam discentes, docentes ou instituições de ensino e geram reflexos na economia e na sociedade. Cada envolvido possui suas peculiaridades referentes ao tema, sendo mais ou menos afetado por determinado fator, além de possuir dificuldades próprias de sua realidade. Daí a importância da reflexão a partir de seu próprio contexto.
Contribuições do Trabalho: este estudo apresenta contribuições de âmbito econômico, social e acadêmico, considerando a importância das organizações públicas e empresariais para a sociedade, para a economia e para o país em um mundo globalizado. Tais organizações recebem impactos da formação dos seus gestores, e estes influenciam diretamente no desempenho daquelas. Conhecer os desafios da formação profissional do Administrador constitui o primeiro passo para reflexões da realidade local que levem à construção de estratégias visando o aperfeiçoamento desta formação e amenização das dificuldades encontradas.
DESAFIOS DO ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL
-
DOI: 10.22533/at.ed.3652211101
-
Palavras-chave: Docência em Administração; Desafios do Ensino de Administração; Formação Profissional.
-
Keywords: -
-
Abstract:
-
-
Número de páginas: 15
- Tarcisio Roberto Cavalcante da Silva